Nesta quinta-feira (13/12), data dos 100 anos de nascimento do grande Rei do Baião, nascido em Exu (PE) no dia 13 de dezembro de 1912, Luiz Gonzaga Nascimento fez o povo brasileiro conhecer a dureza da vida no sertão, mas também levou muita alegria com sua sanfona a todo o país.
Uma série de comemorações toma conta do Brasil, de norte a sul, de leste a oeste. Shows, exposições, peças de teatro, palestras e filmes lembraram ao longo deste ano a vida e a obra de um dos principais artistas do século 20.
Em especial, a UBES destaca a homenagem dos estudantes que a 8ª edição da Bienal da UNE vem organizando junto com o movimento secundarista em janeiro de 2013. Tendo como sede a cidade de Recife e Olinda, em Pernambuco, suas atividades serão realizadas entre os dias 22 a 26 de janeiro de 2013.
“A VOLTA DA ASA BRANCA”: TEMA DA BIENAL HOMENAGEIA O REI DO BAIÃO.
Ouvi-lo no ano de seu centenário, nesse momento de fortalecimento das lutas populares no Brasil e da possibilidade de deslocamentos na pirâmide social do país é de arrepiar, e completando 14 anos de existência, a Bienal da UNE chega a sua 8ª edição como um dos principais encontros da juventude na América Latina.
“A volta da Asa Branca” é o tema do evento deste ano, que traz como homenageado especial o rei do baião, Luiz Gonzaga. Veja mais aqui.
O prazo para as inscrições de trabalhos foi prorrogado até o dia 24 de dezembro de 2012. A mudança da data se deu em razão de muitos pedidos de estudantes de todos estados, principalmente das universidades federais, que retomaram suas aulas recentemente.
Para ler o regulamento e preencher a ficha basta acessar o site http://une.org.br/eventos. A inscrição de trabalhos é gratuita.
Com informações da UNE
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=6QLbphUO_LI&w=560&h=315]