Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

POSSE DA PRIMEIRA DIRETORIA ELEITA NO GRÊMIO DO IFES ARACRUZ
18 de April de 2012
PROFISSIONAIS DA FAETEC PARTICIPAM DE ASSEMBLEIA NESSA QUINTA-FEIRA (19)
18 de April de 2012
Mostrar todos os posts

CONGRESSO EM PONTA GROSSA MARCA RECONSTRUÇÃO DA UMESP E REAFIRMA LUTA DOS ESTUDANTES

No último sábado (14), aconteceu o Congresso de Reconstrução da União Municipal dos Estudantes Secundaristas Pontagrossenses (UMESP) no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa  (UEPG). O evento, marcado pela grande participação dos estudantes e grêmios estudantis da cidade, elegeu como novo presidente da entidade, Gustavo Martinkoski que já foi diretor da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), entidade estadual.

Além de demarcar a reconstrução da UMESP, o Congresso também reafirmou a luta dos estudantes em Ponta Grossa pelo direito à meia entrada em eventos esportivos, culturais, e artísticos; acesso ao esporte e ao lazer, além de melhorias nas condições escolares. Estes foram alguns dos temas que reuniu cerca de 100 estudantes, tendo entre os presentes Aliel Machado, ex-presidente da UMESP e diretor do DCE-UEPG; Higor Juan e Mario Sérgio de Andrade, ex-presidente da UPES; Felipe Soares do Diretório Acadêmico de História, e Adrielly Salvador do Centro Acadêmico de Pedagogia, ambos da UEPG; e o professor universitário Sérgio Luiz Gadini e o Deputado Péricles Hollebem, pré-candidatos a prefeitura de Ponta Grossa.

Os debates levantados pela juventude durante o congresso leva a crer que a luta por um transporte público de qualidade será um dos carros chefes dos estudantes nesta nova gestão da entidade. Relembrando o último grande ato protagonizado pelos secundaristas em 2009, quando em enfrentamento aos desmandos do poder público e da Viação Campos Gerais (VCG), em relação ao transporte coletivo da cidade, o movimento secundarista tomou a Avenida Vicente Machado em protesto.

Segundo o diretor de Comunicação da UPES, Higor Juan, a UMESP tem um grande histórico de força e combatividade no Paraná. “A entidade é uma das principais entidades do estado, participou das lutas estaduais mais importantes da UPES, sem contar o fato de Ponta Grossa estar entre uma das maiores cidades do estado. Interessados e muito animados nas atividades, confio no coletivo que vai dirigir a entidade”, afirmou.

GESTÃO UMESP_
A diretoria da UMESP conta com mais de 20 pessoas que terão a missão de reunir as pautas de luta dos colégios pontagrossenses, espaços da juventude e das questões cotidianas dos estudantes. “Não tenho dúvidas, a luta estudantil ganha uma nova fase em nossa cidade, protagonizando a lutas pela educação e por uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou o novo presidente Gustavo Martinkoski em seu discurso de posse.

Com infindáveis sonhos e muita vontade de transformar a realidade, não só em Ponta Grossa, a entidade estudantil já tem se mostrado atenta às pautas da educação nacional, reafirmando a bandeira de luta  já apoiada pela UMESP em defesa dos 10% do PIB pra Educação.

Do Blog Boca de Tacho, com Redação