Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

AME COMEMORA 65 ANOS E REALIZA POSSE DA NOVA DIRETORIA
30 de março de 2012
JORNADA DE LUTAS LEVA 2 MIL ESTUDANTES ÀS RUAS DO RIO DE JANEIRO
30 de março de 2012
Mostrar todos os posts

EM ALAGOAS, SECUNDARISTAS LUTAM POR TRANSPORTE EM SUA JORNADA DE LUTAS

Os estudantes secundaristas de Alagoas iniciaram a Jornada Nacional de Lutas da UBES no estado nessa última segunda-feira (26) durante manifestação que aconteceu em frente ao Tribunal de Justiça, incorporando-se à bandeira nacional por Menos Juros e Mais Educação. Firmando seu protagonismo, a juventude alagoana tomou as ruas firmando suas bandeiras regionais contra o aumento da passagem em Maceió ao lado das centrais trabalhistas, reunindo cerca de 200 pessoas.

Em 2011, diversas ações do movimento estudantil foram realizadas no estado contra a situação precária do transporte, a falta de coletivos e o aumento da tarifa, que no último dia 24, por decisão do desembargador Washington Luiz, concedeu em caráter limitar, o aumento da tarifa de ônibus de R$ 2,10 para R$ 2,31.

Em continuidade à Jornada, ontem (29), aconteceu na Assembleia Legislativa, Seminário com especialistas, UBES e UNE, ao lado das centrais sindicais para discutir a situação do transporte no estado. As entidades integram hoje, a Comissão Contra o Aumento. Após diversas falas, as entidades protocolaram, no Tribunal de Jutiça, Mandado de Segurança com intuito de reverter a decisão que concedeu o aumento; logo após, seguiram em ônibus e passeata para a Rua do Comércio, no Centro da cidade, onde concluíram o protesto estimulando os usuários a não efetuarem o pagamento da tarifa como forma de protesto.

Com novas mobilizações sendo programado, o diretor da UBES no estado, Dário Rosalvo, afirma que as reivindicações vão além do preço da passagem, e representa a voz de toda população alagoana contra a situação precária dos coletivos, a superlotação, a tarifação sem desconto aos fins de semana e o passe-livre que os estudantes ainda não tem acesso. “Precisamos continuar com esses atos em Maceió, e pretendemos unir ainda mais as pautas regionais, acreditando que será possível uma resposta positiva”, conclui.