Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

EM PERNAMBUCO, “SE LIGA 16!” RECEBE APOIO DA OAB
29 de março de 2012
EM ALAGOAS, SECUNDARISTAS LUTAM POR TRANSPORTE EM SUA JORNADA DE LUTAS
30 de março de 2012
Mostrar todos os posts

AME COMEMORA 65 ANOS E REALIZA POSSE DA NOVA DIRETORIA

Com o tema “Nós apenas começamos” o movimento secundarista em Mato Grosso sai fortalecido com a posse da nova diretoria da Associação Matogrossense dos Estudantes (AME) que comemora 65 anos. A solenidade, que aconteceu nessa quinta feira (29), reuniu cerca de cem estudantes na Assembleia Legislativa e lançou a Jornada de Lutas no estado

Eleita presidente da AME durante a etapa estadual do 39° Congresso da UBES em 2011, a jovem Danielly Alcântara promete uma gestão que fortalecerá a entidade, ocupando os espaços de discussão e ampliando o alcance do movimento estudantil em Mato Grosso. Utilizando como ferramenta de transformação social a educação, cultura e esporte por um desenvolvimento cada vez mais humano e crítico, as bandeiras de luta levantadas pela nova gestão defende as lutas nacionais em defesa da pauta dos professores, 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré Sal para Educação.

“Assumimos a AME no ano em que a nossa entidade comemora 65 anos, a estrutura mais antiga e legítima de representação secundarista em Mato Grosso. Com passeatas e pautas históricas, os estudantes estão empenhados com a nova gestão, na qual daremos continuidade ao processo de reconstrução iniciado em 2009”, afirma a nova presidente.

Estiveram presentes representantes de grêmios estudantis, sindicatos, autoridades da Assembleia, deputados, ex-presidentes e ex-diretores que fizeram homenagens ao combatente movimento secundarista, como conta o ex-presidente da AMES e  atual diretor de Comunicação da UBES, Rarikan Heven.

“A nossa entidade traz em sua história grandes conquistas, como a aprovação do ENEM como unica forma de acesso a UFMT  e a conquista da reserva para os estudantes de escolas públicas, e continuamos na luta pelo passe livre entre novos desafios que virão. Tive a honra de participar e conduzir a reconstrução da AME, e posso garantir que a nova gestão continuará a defender as pautas dos estudantes em nosso estado”, comenta.

AME INTEGRA JORNADA DE LUTAS 2012
Contra o sucateamento das escolas, valorização dos professores, e por uma educação pública e de qualidade, a AME mobilizou nas últimas semanas, desde escolas públicas estaduais à instituições privadas e federais para participarem da Jornada de Lutas de Mato Grosso.

A passeata, que teve início nessa manhã de sexta-feira (30), partiu do Relógio da TV Centro Américo em direção à Praça Alencastro, em frente à prefeitura. A Jornada dos secundaristas matogrossense leva lado a lado às ruas de Cuiabá, secundaristas, grêmios estudantis, professores, Sintrae, Sintep, Seduc, e trabalhadores para se unirem às bandeiras nacionais em defesa de “Menos Juros e Mais Educação”. A mobilizações dos secundaristas compõe a Jornada Nacional de Lutas da UBES que realiza entre março e abril ações nos 27 estados brasileiros em defesa da educação.