Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES E MOVIMENTO NEGRO: NA PRESSÃO PELA LEI DE COTAS NAS UNIVERSIDADES
13 de July de 2012
EM MEIO A GREVE E SOB PRESSÃO, BRASÍLIA É PALCO DE MARCHA UNIFICADA
19 de July de 2012
Mostrar todos os posts

EM JORNADA DE LUTAS, ESTUDANTES DE MAGÉ LEVANTAM BANDEIRAS REGIONAIS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO

No último dia 4 de julho, cerca de 600 estudantes realizaram grande passeata pelas ruas de Magé, município do Rio de Janeiro.  As bandeiras de luta da mobilização que compõe a Jornada de Lutas da UNE e UBES tiveram como principal reivindicação a melhoria da educação pública, o Passe Livre irrestrito, a criação da coordenadoria de Juventude, aprovação da meia passagem universitária, criação do campus da Universidade Estadual da Baixada (UEB), contra a presença de policiais dentro das escolas, dentre outras.

Concentrados na Praça da Prefeitura, os estudantes ocuparam as ruas do centro de Magé, com direito a passagem nas escolas em convocação à participação dos estudantes na Jornada organizada pela União Mageense dos Estudantes Secundaristas (UMES). A atividade contou com a presença da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Guapimirim (UMES-Guapi), os colégios Alfredo Balthazar, Instituto de Educação Professor Carlos Camacho, CIEP 127, CIEP 128, CIEP 441, Colégio Estadual de Magé, Colégio Agrícola, Colégio Estadual Coronel Sergio dentre outras instituições.

“A Educação não está entre as prioridades do atual governo do Rio de Janeiro, que tomou como última medida colocar a polícia militar nas escolas, enquanto muitos colégios sofrem com a carência de profissionais da educação nas salas de aula, sem contar as escolas estaduais que estão em péssimo estado de conservação. Os estudantes também reivindicaram mais investimentos no ensino superior”, diz o presidente da UMES,  Luan Lima. “Queremos que Magé tenha um projeto de desenvolvimento em que as universidades construídas aqui contribuam para a superação dos nossos problemas sociais”, completou o jovem.

Em conjunto com a luta nacional da juventude, os manifestantes também destacaram entre suas principais bandeiras a defesa por investimento de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré Sal para Educação e a queda dos juros. Ainda com muita disposição e irreverência, os estudantes mageenses seguiram em passeata até a rodoviária da cidade em protesto contra o aumento da passagem no município. Ao final do protesto, as entidades se reuniram na praça da Prefeitura exigindo uma reunião com o prefeito da cidade, Nestor Vidal, que mesmo não estando no local, colocou-se a disposição para atender aos estudantes e dialogar sobre suas pautas da mobilização.