Nesta sexta-feira (10), cerca de mil estudantes mais uma vez saíram em manifestação no estado de Goiás, com as caras pintadas de verde, azul e amarelo, entregaram aos representantes do governo documento com as pautas reivindicadas
Na última sexta-feira (10), os estudantes de diversas escolas e grêmios estudantis, junto à União Goiana dos Estudantes Secundaristas de Goiás (UGES) saíram mais uma vez em manifestação pelas ruas do estado, dessa vez rumo ao palácio do governo. Aberta a possibilidade de diálogo, apenas seis dos estudantes foram autorizados a participar da reunião, que em acordo com o secretário de Relações Institucionais do governo, ouviu as pautas dos estudantes do lado de fora do prédio.
Representantes de classes, diretores e presidentes de grêmios subiram ao palácio, junto à UGES e diretores da UBES em ato formal para participar da reunião com o secretário de Relações Internacionais e assessores do governador do Estado, Marconi Perillo. As pautas reivindicadas foram documentadas em procedimento para ser encaminhadas à Secretária de Educação Estiveram.
Acompanhe os principais pontos de reivindicação:
VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO: tendo o direito ao piso salarial sem perder a titularidade, formação continuada, plano de carreira e chamada pelos concursos públicos.
GESTÃO DEMOCRATICA NAS ESCOLAS: respeito à lei do grêmio livre, abertura das escolas para receber as entidades estudantis e a garantia de assentos para os estudantes no Conselho estadual de educação;
REESTRUTURAÇÃO DAS ESCOLAS: reimplementação do programa escola aberta, abrindo as escolas aos finais de semana para realização de atividades supervisionadas; reabertura dos laboratórios e contratação de professores especializados;
REFORMULAÇÃO CURRICULAR: anulação das alterações do “Pacto pela Educação”, projeto de lei apresentado na assembleia legislativa pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás e a insatisfação com a nova matriz curricular implementada pelo governo.
PASSE LIVRE IRRESTRITO: para garantir o acesso à escola, e entendendo que a educação não pode se resumir apenas ao ambiente da sala de aula, precisando garantir o acesso dos jovens às diversas atividades no estado.
LUTA DOS ESTUDANTES E PROFESSORES GANHA FORÇA
Em apoio aos professores, junto ao movimento estudantil, os jovens de Goiás estão indo às ruas desde a última quinta-feira (2), veja mais. Com suas pautas que já começaram a ganhar a simpatia dos pais e toda população, os municípios de Goiás começam cada dia mais à juntar-se na luta por melhorias na educação.
Em Anápolis, também na sexta feira, professores e estudantes do município de foram às ruas em grande mobilização que reuniu cerca de 600 pessoas. Veja abaixo a galeria de fotos da manifestações no estado.
[slideshow]