Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES DISCUTE PNE, PRONATEC E NOVO ENSINO MÉDIO COM A CÂMARA DE ENSINO BÁSICO
13 de April de 2012
UGES CONVOCA ESTUDANTES NA LUTA CONTRA CORRUPÇÃO EM GOIÁS
16 de April de 2012
Mostrar todos os posts

GREVE DOS PROFESSORES DA BAHIA RECEBE APOIO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

Deflagrada na última quarta-feira (11) durante assembleia em Salvador, a greve dos professores da rede estadual de ensino da Bahia, em reivindicação ao não cumprimento do reajuste de 22,22% do piso salarial, foi iniciada por tempo indeterminado. Mesmo declarada como ilegal pelo Governo do Estado neste sábado (14), a categoria, com apoio do movimento estudantil organiza ato para próxima quarta-feira.

O movimento estudantil, com a Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (ABES) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), fortalecerá o ato dos professores na próxima quarta-feira (18), em frente à sede da Governadoria no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador com professores da capital e do interior do estado. Os docentes pretendem pressionar o governo baiano a atender às reivindicações da categoria, como conta o presidente da ABES, Wesley Machado. “Entendemos que perder aula é algo que nos prejudica, mas nós estudantes sabemos que essa é a hora de somar com nossos professores. Essa luta também necessita do apoio de toda sociedade, pois este é um debate que perpassa a qualificação dos nossos professores e da educação de qualidade que queremos nas salas de aula”, defende Wesley.

A liminar que exige o retorno das aulas estabelece que caso a determinação não seja cumprida, a categoria terá que pagar uma multa diária no valor de R$ 50 mil, até que encerre a paralisação. Enquanto isso, nas salas de aula do ensino médio, cerca de 5.210 professores não licenciados tem salário abaixo do piso nacional, estipulado em R$ 1.451.

JORNADA EM VITÓRIA DA CONQUISTA FORTALECE A LUTA

Compondo a Jornada Nacional de Lutas da UBES do Março Verde e Amarelo que mobilizou diversos estados brasileiros, chegou a vez dos estudantes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas Conquistenses (UMESC) e da União dos Estudantes da Bahia (UEB) irem às ruas de Vitória da Conquista defender suas bandeiras de lutas.

A 3ª maior cidade do estado da Bahia realizará sua Jornada de lutas no próximo dia 19, que além de apoiar a greve dos professores pelo piso salarial, também defenderá as bandeiras nacionais em defesa do investimento de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação, Passe Livre Já, e pela paz nas escolas. “A nossa Jornada é muito importante, estamos com grandes mobilizações nas redes sociais que prometem levar cerca de 2 mil às ruas em demonstração da grande mobilização que o movimento estudantil vive no estado”, afirma o presidente da UMESC, Glauber Rocha.