Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

DF: GOVERNO NÃO APRESENTA PROPOSTA, PROFESSORES DECIDEM MANTER A GREVE
11 de April de 2012
GREVE DOS PROFESSORES DA BAHIA RECEBE APOIO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL
16 de April de 2012
Mostrar todos os posts

UBES DISCUTE PNE, PRONATEC E NOVO ENSINO MÉDIO COM A CÂMARA DE ENSINO BÁSICO

Durante reunião nessa quinta-feira (12) na Câmara de Ensino Básico do Conselho Nacional de Educação (CNE), a UBES apresentou e debateu prós e contras do Novo Ensino Médio, PRONATEC e reafirmou a importância e defesa do movimento secundarista pela garantia de 10% do PIB para educação no Novo PNE

Na reunião de trabalho que debateu as Diretrizes Curriculares Nacionais, esteve em pauta a qualidade da educação nas salas de aula e a necessidade de valorização dos professores, não só financeira, mas estrutural para os profissionais. Esteve presente a presidente da UBES, Manuela Braga; o presidente da Câmara de Ensino Básico e dirigente da UBES na década de 60, Francisco Aparecido Cordão; o vice-presidente, Adeum Sauer; os conselheiros Clélia Brandão, Mozart Ramos, Nilma Gomes, Rita Potiguara; também conselheira e presidente da Apeoesp, Maria Izabel e o professor relator das diretrizes do  Novo Ensino Médio, José Fernandes de Lima.

PNE_
Durante a reunião, a presidente da UBES, Manuela Braga, afirmou que a entidade defende o novo Plano Nacional de Educação como um dos principais agentes para resolver os problemas históricos da educação do país, abrangendo a educação integral, a universalização do ensino infantil, a erradicação do analfabetismo e, enfatizando o financiamento de 10% do PIB para educação. “A proposta de 7,5% é o suficiente apenas para o governo, propondo apenas ampliar os investimentos em educação, o que não propõe a garantia e qualidade do ensino”, defendeu Manuela.

O novo PNE tramita na forma do Projeto de Lei federal 8.035/10 e está em fase de análise na Câmara dos Deputados. O plano é de autoria do Poder Executivo e conta com dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias para a realização dos compromissos. De acordo com Francisco Fernandes, o PNE será um instrumento para resolver questões como a qualidade da educação, a inclusão de todos os estudantes no sistema educacional e a valorização dos profissionais da área.

PRONATEC_
“Queremos mais que apertar parafusos”, foi o comentário de Manuela em referência à bandeira de luta da UBES em defesa de um ensino técnico que contribua para o desenvolvimento da ciência e tecnologia nacional, atribuindo ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) como importante ferramenta nesse processo. “Diferente do ensino profissionalizante que é mais curto, o Pronatec lança o desafio de oferecer ainda mais ferramentas aos estudantes, com professores bem qualificados, para que além de garantir avanços no acesso, o ensino técnico seja ainda mais valorizado”, completa afirmando a necessidade de agrupar a formação humanística à essa área de especialização dos estudantes.

NOVO ENSINO MÉDIO_
Durante a reunião, a UBES destacou ao CNE as bandeiras históricas que o Novo Ensino Médio contempla com a reforma curricular que se adéqua às necessidades regionais, a interdisciplinaridade e a o trabalho com assuntos específicos e a informação integral. A presidente da entidade colocou em discussão a necessidade de incluir no projeto, caminhos que viabilizem uma gestão mais democrática dentro das escolas, com formação de conselhos e organizações estudantis, além de asseguradas reais mudanças neste novo momento para o ensino.

 “Temos uma boa proposta para melhorias no ensino médio, porém a realidade para implementação do projeto é muito diferente. Por isso, propomos a formação de um grupo de trabalho para acompanhar esse processo, com a participação da UBES e demais atores do movimento estudantil, para que de fato, tenhamos um ensino médio que prepare os estudantes para o mundo do trabalho de forma qualitativa e humanística”.

Manuela também questionou a não citação à assistência estudantil no relatório, enfatizando a necessidade de garantir amparo nas questões de transporte, moradia e alimentação dos estudantes. Também para debater a evasão escolar, a presidente pediu para que seja contemplado no projeto, auxílio às jovens estudantes grávidas.

No fim da reunião, o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) foi presenteado com uma bandeira da UBES em ato simbólico que demarca a constante mobilização pelo desenvolvimento da educação do país em reuniões que põem em discussão as necessidades e as mudanças que os estudantes precisam nas salas de aula.