Em 2012, o Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecerá para este primeiro semestre, 195.030 bolsas. Se inscreva AQUI
As inscrições começaram neste sábado (14) e serão encerradas na próxima quinta-feira (19). As bolsas de estudos são para candidatos à bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior através do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação. A oferta para este primeiro semestre é de 195.030 bolsas — 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade.
PERGUNTAS FREQUENTES
– Quem pode se inscrever no processo seletivo do ProUni, referente o 1° semestre de 2012?
■ Candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação.
■ Candidato com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
_Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
_Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
_Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
_Ser pessoa com deficiência;
_Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.
– QUAIS OS TIPOS DE BOLSA OFERECIDAS PELO PROUNI?
■ Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
■ Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
– QUAIS SÃO AS INSTITUIÇÕES QUE PARTICIPAM DO PROUNI?
No portal do Prouni, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do Programa
– COMO É FEITA A INSCRIÇÃO?
■ A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, acessando o sistema do Prouni;
■ Documentos necessários: número de inscrição e senha do Enem 2011 e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
OBS. Caso o candidato não se recorde de seu número de inscrição ou de sua senha no Enem 2011, poderá recuperá–los;
■ Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até duas opções de instituições, cursos e turnos dentre as disponíveis, de acordo com sua ordem de preferência e conforme seu perfil socioeconômico;
■ As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.
– CHAMADAS, PRÉ-SELEÇÃO E APROVAÇÃO
Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do ProUni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem 2011. Serão realizadas duas chamadas.
■ 1ª Chamada: 22 de janeiro – os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Consulte aqui a lista de documentos.
■ O prazo para comprovação das informações dos candidatos pré–selecionados:
– 1ª Chamada de 23 de janeiro a 01 de fevereiro;
– 2ª Chamada de 07 de fevereiro, com prazo para comprovação de informações de 07 a 15 de fevereiro.
É facultada às instituições a realização de processo seletivo próprio aos candidatos pré-selecionados. Essa informação é disponibilizada ao candidato, no momento da inscrição. Nesses casos, a instituição deve informar previamente aos candidatos pré–selecionados os critérios desta seleção.
LISTA DE ESPERA
Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos para as bolsas ainda não ocupadas. O prazo para manifestação de interesse em participar da Lista de Espera é de 22 a 24 de fevereiro. Em seguida, serão feitas duas convocações dos candidatos pelas instituições.
■ 1ª CONVOCAÇÃO será a partir do dia 27 de fevereiro e o prazo para COMPROVAÇÃO das informações dos candidatos convocados será de 28 de fevereiro a 02 de março.
■ 2ª CONVOCAÇÃO dos candidatos ocorrerá a partir do dia 09 de março com prazo para COMPROVAÇÃO de 12 a 15 de março.
Mais dúvidas, acesse o site do Programa.