A Jornada Nacional de Lutas da UBES chegou às ruas de Porto Alegre na última segunda-feira (26). Cerca de 5 mil pessoas, entre elas estudantes, trabalhadores e toda população gaúcha estiveram nas passeatas que aconteceram no período da manhã e tarde na capital. No período da manhã, os secundaristas seguiram na marcha até a prefeitura, em ato simbólico que defendeu os 10% do PIB para educação, aprovação do PNE Já, Reserva de vagas nas universidades públicas, e em defesa da qualificação dos profissionais da educação.
“Integramos a Jornada Nacional de Lutas com as pautas regionais em defesa da reforma do ensino médio, colocando em pauta as discussões sobre o Sistema “S” e o acesso às escolas técnicas. O saldo da jornada foi extremamente positivo, conseguimos mobilizar não só a população de Porto Alegre, mas também a população do interior, com pautas de mobilidade urbana e demais reivindicações pela desindustrialização de nosso estado”, conta Ana Caroline da Silva, diretora da UBES no Rio Grande do Sul.
EM MOVIMENTO UNIFICADO, ESTUDANTES ENTREGAM REIVINDICAÇÕES AO GOVERNADOR TARSO GENRO
A Jornada de Lutas da UBES na capital gaúcha foi marcada pela integração ao movimento organizado “Grito de Alerta – em Defesa da Produção e do Emprego”, composto pelo conjunto das centrais sindicais, empresários e grande participação do movimento estudantil na luta por melhorias significativas na educação e a soberania nacional.
Em encerramento ao ato público, os representantes das entidades entregaram ao governador Tarso Genro a pauta de reivindicações “Medidas emergenciais para retomada da indústria nacional”. Dividida em cinco capítulos com 22 itens, são sugeridas medidas para estancar a desindustrialização do país. “Vocês têm a minha integral solidariedade”, reforçou o governador que se comprometeu a entregar o documento pessoalmente à Presidente Dilma Rousseff.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Q4Qj4tnofxc&feature=player_detailpage]
Confira as agendas de cada estado na Jornada de Lutas da UBES