Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

NOTA DE APOIO A POPULAÇÃO PIAUIENSES E REPÚDIO À AGRESSÃO DA POLÍCIA MILITAR
12 de January de 2012
PASSE LIVRE: MAIS PROPOSTAS PARA QUE ESTUDANTES TENHAM MAIS ACESSO À EDUCAÇÃO
13 de January de 2012
Mostrar todos os posts

NA BAHIA, ESTUDANTES REALIZAM PROTESTO CONTRA REAJUSTE DA TARIFA DE ÔNIBUS NA LAVAGEM DO BONFIM

Durante segunda maior manifestação cultural da Bahia, que perde apenas para o Carnaval, estudantes da UEB, ABES, UBES e UNE, apresentaram à população de Salvador e Região Metropolitana uma série de reivindicações.

Um possível aumento no preço da passagem enquanto o sistema de transporte continua sem atender as reais demandas da população? Foi com essa e outros pontos que os soteropolitanos do movimento estudantil organizaram ontem, 12, a “Revolta do Buzú” durante a Lavagem do Bonfim que acontece na Bahia, apresentam à população de Salvador e Região Metropolitana uma série de reivindicações com o ato político, por um transporte público e de qualidade.

A mobilização aconteceu através das redes sociais com a organizaçãoda União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (UNE), União dos Estudantes da Bahia (UEB) e a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES). O dia não foi por acaso, pois durante a comemoração da Lavagem do Bonfim todos os que sonham ocupar a cadeira principal do Palácio Thomé de Souza testam sua popularidade. Por isso, cerca de 30 estudantes, com toda bravura e irreverência jovem protestaram pelas condições do transporte em Salvador, fazendo um apelo pela meia passagem intermunicipal e passe livre estudantil municipal.

“Queremos chamar a atenção da sociedade e dos nossos representantes políticos para as nossas pautas, que engendra também a situação do transporte público em Salvador e perpassa a linha de ônibus, chegando ao Elevado Lacerda, aos planos inclinados e à criação de mais pontos de integração no término do metrô. Protestamos também pela criação de ciclovias  e a mobilidade urbana para deficientes físicos”, avaliou Onã Rudá, diretor da UEB.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uJspN2PNQxA]

TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE – NOTA DAS ENTIDADES SOBRE O AUMENTO DE TRANSPORTE

  1. Faz nove anos que estudantes com apoio de vários outros setores dos movimentos sociais pararam as ruas soteropolitanas, na luta por um transporte público de qualidade e acessível à população. O aumento da tarifa do transporte foi a mola propulsora e sua redução e congelamento eram as principais pautas. À época, depois de muita pressão e mobilização nas ruas, conseguimos que alguns compromissos fossem assumidos pela prefeitura.
  2. Travamos a discussão sobre a função e poderes que o Conselho Municipal de Transportes possui, já que este é um órgão auxiliar do Município previsto desde 1990 na Lei Orgânica de Salvador em seu artigo 250. Apesar de garantir a participação de entidades da sociedade civil na formulação de políticas sobre transportes públicos, suas decisões são meramente consultivas e sua composição interna é totalmente desfavorável à população. A atual gestão da Prefeitura de Salvador pactua os rumos das políticas de transporte diretamente com o empresariado, enquanto sobra para a população um serviço de péssima qualidade e de valor abusivo. Queremos as prestações de contas das empresas e que elas justifiquem aumentos. Chega de exploração do SETPS e da Prefeitura!
  3. Paira a incerteza sobre a possibilidade do aumento da tarifa, há rumores que possa acontecer em junho, em período de férias (estratégia antiga utilizada pelo Prefeito João Henrique para evitar a mobilização). Apesar da incerteza há outras questões que são tão relevantes quanto o valor da passagem.
  4. O transporte parcamente oferecido na cidade de Salvador não atende a demanda da população, não garante que esta exerça o Direito à Cidade. A mobilidade urbana é deixada de lado e o que é pensado não se atenta às carências do povo. Queremos integração com as cidades que compõem a região Metropolitana de Salvador. No que se refere à Copa do Mundo, a Prefeitura diz amém ao empresariado da construção civil e no que tange a mobilidade urbana e sistema de transporte, acha que o metrô calça-curta junto com o BRT dará conta da demanda. Mas o que sobrará pra população de Salvador após a Copa?
  5. Por estas e outras questões viemos chamar a atenção da sociedade soteropolitana aos desmandos do atual prefeito João Henrique e a forma anti-democrática que veio construindo sua gestão. Sem ouvir ou dialogar com a sociedade.
  6. Viemos dizer ao senhor prefeito, João Henrique Barradas Carneiro, que estamos mobilizados, sendo ineficaz quaisquer de seus ardis movimentos. Estamos na luta e não aceitaremos aumento de tarifa sem prévia discussão entre o custo e a qualidade do serviço oferecido e o impacto disso no orçamento das famílias da classe trabalhadora!

Nós não aceitaremos nenhum aumento de transporte. Temos reivindicações desde já para serem atendidas agora!

REIVINDICAMOS:

■ Congelamento da tarifa;

■ Vida efetiva do Conselho Municipal de Transporte com participação paritária da Sociedade Civil e que este tenha caráter deliberativo;

■ Criação do Conselho Metropolitano de Transporte, espaço para discussão de forma integrada dos municípios de Salvador e Região Metropolitana;

■ Ampliação dos postos de recarga, com abertura imediata de postos em Cajazeiras, Itapuã e Subúrbio Ferroviário.

■ Pelo fim da taxa de revalidação Salvador-Card;

■ Facultatividade na recarga do Salvador Card;

■ Transformação da Estação da Lapa, Estação Iguatemi, além da criação de novas estações,  para baldeação, assim como na Estação Mussurunga e Pirajá;

■ Transporte Público 24 horas

■ Seguiremos rumo ao #PasseLivre

Assinam esta nota:

União Nacional dos Estudantes

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

União dos Estudantes da Bahia

Associação Baiana Estudantil Secundarista