Os estudantes do Brasil e do mundo sempre tiveram um papel fundamental junto às lutas do povo ao longo da história. Participamos ativamente do processo de democratização do país e protagonizamos todas as conquistas alcançadas pela juventude em nosso país. No atual contexto, nos encontramos em meio a lutas atemporais e de extrema importância para a humanidade, que podem redesenhar o processo de desenvolvimento da economia e da sociedade global. Dentre estas, a luta pela preservação do Meio Ambiente de forma geral e pelo Desenvolvimento Sustentável se fazem imprescindíveis para mudanças na realidade atual, fruto dos impactos causados pela ação predadora do homem através de empresas e corporações amparadas pelo discurso progressista sob o qual a Economia Verde e o avanço da exploração e uso irracional de fontes de energias finitas – como o petróleo – tem se mantido e imposto soberania nas formas produção hoje vigentes.
Em 2012, 20 anos depois da Conferência Internacional sobre Meio Ambiente mais importante já realizada, a ECO-92, a sociedade e governos de todo o mundo irão se debruçar novamente sobre as questões sócio-ambientais nas quais implicam o modelo de produção em vigência no planeta, reafirmando assim o compromisso com o debate do Desenvolvimento Sustentável. Será a realização da Rio + 20, Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá neste junho, na cidade do Rio de Janeiro. O Povo terá sua alternativa à Cúpula da Terra (Rio + 20), será a Cúpula dos Povos, evento inédito e propiciado pelo Governo Brasileiro, que reunirá Movimentos Sociais de todo o mundo. Não é exagero dizer que todo mundo estará no Rio e que o mundo todo estará observando atentamente tudo o que acontecer nestes dias na cidade.
Entendemos a Educação como imprescindível para a formação de uma nova cultura, onde a relação homem-natureza se dê de forma racional e que venha a contribuir para uma ordem societária mais justa, humana e igualitária. A UBES se insere nesse processo de discussão com a realização do seu I Seminário de Meio Ambiente, onde a base da entidade abordará os temas gerais abordados nos demais espaços e de forma especial a Educação Ambiental, o contexto em que ela esta inserida e como o Movimento Estudantil Secundarista irá somar à formação de cidadãos eco-conscientes através das Diretorias de Meio Ambiente de suas entidades. Acreditamos no poder da juventude, no povo que trabalha e luta por uma vida melhor. Se reciclássemos todo o lixo da terra hoje talvez não fosse suficiente para salvar o planeta, mas se reciclarmos nossos conceitos, nossas ideias e principalmente nossa prática, seremos capazes de mudar o mundo, o Nosso Mundo!
Conclamamos a estudantada secundarista do país a estar presente no Rio de Janeiro durante os dias 11 e 12 de Junho no I Seminário de Meio Ambiente da UBES para além de debater e aprofundar seus conhecimentos sobre o Meio Ambiente de forma geral, participar do momento que marca a história da entidade e dos estudantes brasileiros na luta por outro mundo possível, o sonhado mundo de justiça e respeito ao ambiente em que vivemos!
Diretoria de Meio Ambiente da UBES.
VEJA PROGRAMAÇÃO PARA 12/06
Local: FAETEC
Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 850, CEP 20941160, Rio de Janeiro – RJ