Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

EM REUNIÃO COM MINISTRO DA FAZENDA, UBES NÃO ABRE MÃO: 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO!
17 de abril de 2012
POSSE DA PRIMEIRA DIRETORIA ELEITA NO GRÊMIO DO IFES ARACRUZ
18 de abril de 2012
Mostrar todos os posts

PAULO FREIRE, PATRONO OFICIAL DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira, 16, a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade no início de março pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa.

Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.

O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra. Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos estudantes, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as “escolas burguesas”), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num estudante apenas receptivo, dócil.

Em outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos. “Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade”, escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os estudantes ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.

Com Revista Escola