Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ENEM NOS PRÓXIMOS DIAS 3 E 4 DE NOVEMBRO, FIQUE ATENTO ÀS DICAS!
25 de outubro de 2012
APÓS OCUPAR O CONGRESSO POR 100% DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA A EDUCAÇÃO, UBES E UNE PARTICIPAM DA VOTAÇÃO NA CÂMARA E CONVOCAM TUITAÇO ÀS 15HS
31 de outubro de 2012
Mostrar todos os posts

UBES LANÇA MANIFESTO E CONVOCA ATO NESSA QUARTA (31) EM DEFESA DE 100% DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA EDUCAÇÃO

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convoca toda sociedade a participar nesta quarta-feira (31) do ato que exigirá a aplicação de 100% dos royalties do Petróleo para Educação. Com início às 10hs, a mobilização acontecerá na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Em defesa da educação em momento decisivo para destinação e função de uma das principais riquezas nacionais – os royalties do petróleo e do pré-sal, o movimento estudantil se organiza em defesa dos brasileiros que hoje estão à margem de serem inseridos nas práticas sociais e de cidadania, os reais e principais dependentes de maiores investimentos na educação do país que ocupa a posição de 6ª economia mundial, Brasil!

Reafirmando sua defesa pela garantia de investimento direto de 100% dos royalties do petróleo e metade do fundo social do pré-sal destinados à educação, este é o Brasil que a juventude relembra ao levantar o manifesto no ato desta quarta-feira:

– os 13 milhões de analfabetos de nossa nação;
– os 3,7 milhões de crianças e adolescentes que estão fora da escola;
– os mais de 5 milhões de estudantes com idade superior à recomendada nos anos finais do Ensino Fundamental;
– os 25,5 milhões matriculados no Ensino Fundamental nas redes estaduais e municipais de educação em escolas que precisam de novas estruturas, mais professores, melhor organização, material didático com educação direcionada;
– o alto índice de evasão escolar no Ensino Médio que chega a 10,3%, estudantes que dificilmente terão outra oportunidade;
– os quase 7,5 milhões de estudantes do Ensino Médio matriculados nas redes urbanas e rurais que pedem uma nova escola;
– professores insatisfeitos, mal remunerados e sem incentivo nas salas de aula.

Como atender ao chamado de cada um desses brasileiros? Sabemos que a educação é uma das políticas públicas mais efetivas, por isso, desde que foi anunciada a descoberta da camada pré-sal e seu potencial, as entidades estudantis defendem que essa riqueza permaneça nas mãos dos brasileiros, reparando um erro histórico que o pais cometeu em determinados ciclos de riqueza.

Todos os anos com Jornadas de Lutas, milhares de jovens vão às ruas e a bandeira de defesa é levantada. A aplicação dos 10% do PIB para área com meta a ser atingida no Plano Nacional de Educação já foi declara pela própria presidenta Dilma Rousseff, utilizando como alternativa de captação a riqueza extraída do petróleo.

A mesma juventude que puxou o grito “O Petróleo é nosso” em uma grande mobilização das massas pela defesa deste bem nacional, impulsionando a criação da Petrobras em 1953, reconhece hoje os royalties petrolíferos como oportunidade única que marcará diretamente a qualidade de vida das gerações futuras.

Em contribuição direta à erradicação da pobreza, o desenvolvimento tecnológico, a construção da nova escola e o protagonizando dos estudantes, a UBES, ao lado dos secundaristas de cada estado do país – rumo à uma conquista sem precedentes, reafirma sua defesa pela aplicação direta na educação por meio dos royalties do petróleo.