Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESTATUTO DA JUVENTUDE APROVA BANDEIRAS HISTÓRICAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL
15 de February de 2012
EM DEFESA DO TRASNPORTE PÚBLICO, MOBILIZAÇÕES EM BLUMENAU CONTINUAM
17 de February de 2012
Mostrar todos os posts

UEPB, LUTA POR AUTONOMIA CONTINUA

Com faixas, cartazes e palavras de ordem, o Comitê em Defesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), participou, na última terça-feira (14), de uma sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB) com a finalidade de discutir a Autonomia Didático-científica, Administrativa, Financeira e Patrimonial da Instituição. Entenda mais aqui.

O Comitê, formado por representantes da universidade, secundaristas do movimento estudantil, professores e técnicos administrativos, entre outros diversos segmentos da sociedade civil, foi criado a fim de reivindicar o cumprimento da Lei 7.643, que garante a autonomia da Instituição. Organizado em defesa de suas pautas, em nome de toda população paraibana, os manifestantes que desde 31 de janeiro ocupam as ruas da Paraíba em manifestação, receberam durante a sessão o apoio de deputados que ressaltaram a importância da instituição para o desenvolvimento do Estado, reforçando o papel preponderante da autonomia para que a UEPB continue desempenhando sua função social.

SECUNDARISTAS EM DEFESA DA UEPB
Diversos segmentos tiveram espaço para discursar, entre eles a estudante secundarista, Marília França, que destacou que essa luta não tem partido nem tamanho, pois é a favor da Educação acima de tudo. Ela frisou ainda que a quebra da autonomia da UEPB não atinge só a universidade, mas afeta a expansão do Estado. “Eu sou aluna do ensino médio e quero fazer o curso de Direito na UEPB, que é uma instituição de referência nacional e internacional. E nós, estudantes secundaristas estamos junto à UEPB nessa luta porque o filho do pobre trabalhador depende de instituições públicas como a UEPB para se formar, e nós queremos Educação de qualidade, e sabemos que isso só é possível com a autonomia”, afirmou a presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP).

Após a exposição de argumentos em defesa da autonomia da UEPB, alguns parlamentares se comprometeram em apoiar essa luta. Outras mobilizações estão marcadas para ocorrer em todo o Estado com a presença massiva de todos os segmentos da instituição. Além disso, câmaras de vereadores de vários municípios paraibanos irão realizar sessões especiais para discutir tal tema. O Senado Federal também terá uma audiência pública, nos próximos dias, com a presença de representantes da UEPB e do Governo do Estado, para tratar da autonomia financeira da Universidade Estadual.

UEPB com Redação