Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

#ESTATUTODAJUVENTUDEJA! UBES NA APROVAÇÃO DO MARCO HISTÓRICO
14 de February de 2012
UEPB, LUTA POR AUTONOMIA CONTINUA
16 de February de 2012
Mostrar todos os posts

ESTATUTO DA JUVENTUDE APROVA BANDEIRAS HISTÓRICAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

Aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o Estatuto da Juventude nessa quarta-feira (15), marcou mais uma conquista histórica para estudantes de todo Brasil (PLC 98/11). Acompanhada de grandes mobilizações, o documento que está em discussão desde 2004, depois de pressão realizada pelo movimento estudantil, alcança mais um grande avanço nas especificidades para juventude.

Hoje, depois de três horas de discussão e muita polêmica levantadas em torno das pautas, o documento aprovado foi favorável ao parecer do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), relator do documento. “Fizemos a mediação do possível para consolidar os direitos da juventude, essa é uma conquista histórica da juventude brasileira”, disse o parlamentar, afirmando que a contribuição dos senadores na CCJ melhorou o texto e tornou possível a consolidação de direitos no projeto.

Peças fundamentais para aprovação de Randolfe e o presidente da CCJ, o senador Eunício Oliveira, foram acatadas emendas dos senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Álvaro Dias (PSDB-PR), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Pedro Taques (PDT-MT). Agora, a matéria vai à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

APROVAÇÃO
O marco histórico que acompanha a grandiosidade da PEC da Juventude, o Estatuto mantém os benefícios do projeto às pessoas de 15 a 29 anos. Reconhecidos legalmente, os jovens brasileiros começam a garantir a legitimidade de seus direitos. Veja abaixo os principais pontos do documento.

– CONQUISTA DA MEIA-ENTRA: Depois da Medida Provisória (MP) 2.208/01 instaurada durante o governo FHC,que multiplicaram as “empresas de carteirinha”, com claros objetivos financeiros, sem nenhum compromisso com a credibilidade da identificação estudantil, o Estatuto da Juventude fortaleceu a bandeira dos movimentos estudantis pelo direito à meia-entrada estudantil . O texto aprova o desconto de 50% em eventos artísticos e culturais de entretenimento e de lazer, também estabelecendo que a carteira de identidade do estudante será expedida por instituições estudantis como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos, além de entidades à elas afiliadas nos estados e municípios.

– JOVENS PAGAM MEIA NA COPA: O documento também aprovou a bandeira de luta defendida pela UBES e UNE nas mobilizações do OcupeBrasília Bandeira em dezembro de 2011, quando as entidades defenderam o direito à meia-entrada na Copa do Mundo que acontecerá no Brasil em 2014. O Estatuto garante ao jovens entre 15 e 30 anos o direito à metade dos ingressos disponibilizados para eventos públicos, inclusive partidas de futebol da Copa e competições dos Jogos Olímpicos de 2016.

“O estudante tem direito a meia-entrada em todos os eventos esportivos como foi aprovado aqui na CCJ. Não me interessa o que pensa a FIFA. O Brasil é soberano e aqui é a casa legislativa de um país soberano”, afirmou Randolfe.

– PASSE-LIVRE: O texto aprovado pela CCJ também estabelece que os estudantes terão direito a quatro assentos em transportes interestaduais. Nesses casos, duas poltronas serão gratuitas e duas com 50% de desconto.

ESTATUTO DA JUVENTUDE: É NOSSO!
Cerca de cinquenta estudantes estiveram presencialmente na votação nessa tarde, porém nas redes sociais esse mesmo número de jovens engajados se multiplicaram em questão de segundos, através de tuites e retweets, comentários em blogs e declarações opinativas pelo facebook, sempre acompanhadas da hashtag #EstatutodaJuventudeJa.

A presidente da UBES, que esteve presente na votação, Manuela Braga, afirma que esta é uma conquista para todo povo brasileiro, e em especial para juventude, que começa a garantir ainda mais seus direitos. “Os jovens terão acesso garantido ao transporte, ao  esporte e à cultura e em suas diferentes especificidades. Teremos acesso aos bens do nosso país, e sem dúvidas, ainda mais ativos na construção de um Brasil soberano”, completa.

Essa prerrogativa está prevista no Estatuto da Juventude aprovado por unanimidade hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A matéria será apreciada ainda pelas comissões de Assuntos Sociais; de Educação, Cultura e Esporte e pela de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Os estudantes, segundo Manuela, permanecerão presentes pressionando durante toda a tramitação do projeto, até que o mesmo seja sancionado pela Presidenta Dilma Rousseff.