Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES PRORROGA PARA 15 DE JANEIRO AS INSCRIÇÕES DO ENCONTRO NACIONAL DE GRÊMIOS
19 de December de 2012
2º ENG RECEBE AS BOAS VINDAS DO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO
20 de December de 2012
Mostrar todos os posts

VOZ DOS ESTUDANTES É OUVIDA PELA PRESIDENTA:DILMA DIZ QUE ROYALTIES DEVEM IR PARA EDUCAÇÃO

Dilma

Diante da ameaça do Congresso de derrubar os vetos ao projeto de redistribuição dos royalties do petróleo, a presidente Dilma Rousseff aproveitou ontem a cerimônia de entrega de certificados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Palmas (TO), para dizer que é “importantíssimo” destinar recursos da exploração do petróleo para a área de educação.

“Considero importantíssimo que todo o dinheiro que tivermos dos royalties, das participações especiais ou do Fundo Social, dos rendimentos do Fundo Social do pré-sal, tenham uma destinação prioritária para a educação”, discursou a presidente, a uma plateia de cerca de 4 mil estudantes. “Porque nós precisamos ter creches, por isso que nós fazemos o programa das seis mil creches. Precisamos alfabetizar os brasileiros e as brasileiras na idade certa, até os oito anos.”

Considerado uma das vitrines da gestão Dilma, o Pronatec pretende beneficiar 8 milhões de pessoas até 2014. Segundo o Ministério da Educação, cerca de 2,5 milhões de estudantes já foram matriculados em cursos técnicos (duração mínima de 1 ano) ou de formação inicial e continuada (duração mínima de 2 meses). Durante a solenidade em Palmas, Dilma destacou que a educação é uma riqueza que “cada um de nós carrega para onde vai”.

Na semana passada, ao cumprir agenda oficial em Moscou, na Rússia, a presidente disse que “não tem crise com o Congresso” por conta da questão dos royalties. “Não tenho mais o que fazer. Não há nada mais forte que o veto. Que cada um vote com sua consciência.”

Ontem, Dilma destacou a riqueza do petróleo, mas observou que é preciso valorizar as pessoas. “O nosso País é um país rico. Tem petróleo, minério, agricultura, indústria, mas ele tem um patrimônio maior que são os 190 milhões”, observou.

Do Estado de SP