Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Rio Grande: presos suspeitos de vender falsas carteiras de estudante
20 de setembro de 2013
Passe Livre Estudantil será votado na próxima semana em Teixeira de Freitas (BA)
20 de setembro de 2013
Mostrar todos os posts

Estudantes de Manaus denunciam suposto esquema e protestam pedindo CPI do aluguel

Atualmente, 172 escolas municipais da capital amazonense funcionam em prédios alugados sem terreno próprio. Até julho, secretário já havia autorizou contratos que chegam a 9 milhões

Dez líderes estudantis realizaram um ato público em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), na manhã de quinta-feira (19), para cobrar do titular da pasta, Pauderney Avelino, posicionamento sobre as declarações feitas pelo ex-subsecretário Deuzamir Pereira. Demitido na sexta-feira da semana passada, o ex-subsecretário afirmou que existe um suposto esquema nos alugueis de imóveis que funcionam como escolas da rede municipal.  Em matéria publicada na segunda quinzena de julho pelo meio de comunicação A Crítica (acesse aqui), os contratos assinados pelo secretário chega a 9 milhões em alugueis de prédios.

A manifestação contou a participação de representantes da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES-Manaus), União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM). Os estudantes lavaram a entrada da SEMED e cobraram a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal de Manaus para investigar as supostas irregularidades nos aluguéis.

Diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas em Manaus, Matheus Conceição diz que “essa denúncia é muito grave e precisa ser investigada, a Câmara, que tem o dever de fiscalizar o Poder Executivo Municipal tem que fazer alguma coisa e deixar de tapar o olho para casos como esse, e nós da UBES vamos cobrar o que está sendo feito com o dinheiro da educação”.

O pedido de CPI foi entregue na quarta-feira ao presidente da Câmara  Municipal de Manaus (CMM), Bosco Saraiva (PSDB). “Pretendemos voltar a Câmara na semana que vem para cobrar agilidade no processo e queremos que se manifestem os responsáveis. A câmara está calada diante desta situação, ela que deveria defender nossos direitos”  afirmou o vice-presidente da UNE, Yann Evanovick.

A Semed, por meio de sua  assessoria de comunicação,  negou ontem  a existência de um esquema na locação de imóveis ou superfaturamento para locação de prédios  para escolas. A locação de prédios, segundo a Semed,  ainda é a alternativa encontrada para o acesso da educação fundamental em muitos bairros. Segundo a Semed várias comunidades e bairros se formaram através de processos de invasão, sem planejamento, e mesmo áreas planejadas, como Conjunto Viver Melhor, ficaram sem aparelhos públicos para atender a população. “E a atual gestão da Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Educação, vem buscando reduzir esse déficit e planejar os próximos anos”, disse a secretaria.

Uma das alternativas para resolver o problema, afirmou a Semed, é uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para substituição gradativa das escolas alugadas por escolas próprias. “Com este investimento esperamos trazer recursos e, com isso alcançarmos a meta de construir escolas de tempo integral e prédios próprios para sairmos da dependência de prédios alugados. Além disso, esta parceria tem a finalidade de criar meios para que possamos desenvolver novos projetos e programas em torno da educação”, explicou o secretário Pauderney Avelino, por meio da assessoria.

A Crítica, com Redação