Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes de Manaus denunciam suposto esquema e protestam pedindo CPI do aluguel
20 de setembro de 2013
Em Maringá (PR), estudantes ocupam sede histórica em busca de retomada
20 de setembro de 2013
Mostrar todos os posts

Passe Livre Estudantil será votado na próxima semana em Teixeira de Freitas (BA)

Estudantes se mobilizaram e conseguiram aprovação da prefeitura, agora acompanham a tramitação na Câmara da cidade que vota projeto na próxima semana

Após mobilizações estudantis, a prefeitura de Teixeira de Freitas, no extremo-sul baiano se propôs a adotar o Passe Livre no município que tem mais de 40 mil estudantes. Já foi iniciado agendamento do beneficio junto a Secretária de Assistência Social, mas o direito ainda não está instituído, o projeto precisa ser votado e aceito na Câmara Municipal da cidade.

A proposta tramitou na casa na sessão passada (17/09) e será votada na próxima terça-feira (24/09). O Passe Livre Estudantil é uma medida que dá a gratuidade no transporte público para aqueles devidamente matriculados nas redes de ensino. Como política pública que garantirá o acesso à educação, o Passe Livre combatendo problemas como a evasão escolar que ocorre muitas vezes devido a falta de assistência para o estudante chegar à escola.

Em Teixeira de Freitas, a conquista veio após manifestações que reuniram várias escolas do município e também do encontro de integrantes do movimento estudantil com o prefeito. Foram membros da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Estudantil da Bahia (UEB) e União Nacional dos Estudantes (UNE) que ajudaram a delinear o projeto de lei que assegura este direito, projeto que agora precisa da aprovação na Câmara para funcionar. Os estudantes seguem acompanhando a pauta.

Movimento estudantil teixeirense aprova Passe Livre junto à Prefeitura

Em encontro com as entidades, foi assinado junto ao prefeito João Bosco um documento encaminhando a pauta à Câmara Municipal. O secundarista teixeirense Pedro Fernando Azevedo de Carvalho afirma: “É importante ver que nossas lutas estão em pauta e esta é uma luta não é de hoje”.

Já em 2006 a estudantada está no enfrentamento por uma educação melhor na cidade e maneiras de fazer isso acontecer. Os estudantes teixeirenses também estiveram nas ruas durante as manifestações de julho.

O Passe Livre faz parte das bandeiras apresentadas em reunião com o poder Executivo, onde estavam demandas da segurança pública, saúde, transparência, educação e principalmente transporte público. De acordo com uma pesquisa realizada em 2001 pela Universidade de Campinas (Unicamp), 40% da evasão escolar é causada pela falta de condições para pagar o transporte.

Ao que Pedro Fernando diz ainda: “A juventude está mobilizada, e acho importante levantarmos novas bandeiras para o Congresso Nacional da UBES que vem aí”, finaliza.