Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Passe Livre Estudantil será votado na próxima semana em Teixeira de Freitas (BA)
20 de setembro de 2013
Vídeo entrelaça história da UNE com recentes bandeiras
23 de setembro de 2013
Mostrar todos os posts

Em Maringá (PR), estudantes ocupam sede histórica em busca de retomada

Mais um capítulo de luta dos secundaristas para retomar sua sede histórica acontece no Paraná

O movimento estudantil em Maringá (PR) iniciou há 12 dias mais uma luta vital em defesa da organização secundarista e pelo direito de manter viva a sua história. É nesse espírito de resistência que desde o último dia 9 de setembro, após inúmeras tentativas de negociação com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), os cerca de 25 jovens da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Maringaense (UMES) ocupam a sede histórica da entidade em busca de sua retomada.

Com o apoio da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), em qualquer hora do dia é possível ver os estudantes realizando debates, atividades culturais e esportivas no terreno localizado na Avenida Cerro Azul, na Zona 2. Ontem, (19/9), uma manifestação com secundaristas do Instituto de Educação de Maringá, do Colégio Estadual Gastão Vidgal e Basílio Itiberê entre outra instituições engrossaram as ações internas que permanecem sendo divulgados nas redes sociais e no Blog da UMES. Atualmente, o espaço não possui nenhum tipo de fiação elétrica, para comer e manter as despesas, os estudantes realizam pedágios.

A UBES apoia a ocupação estudantil que enfatiza a necessidade de organização dos estudantes. Segundo a diretora de Comunicação da entidade, Laura Eli, apesar de gestões que não deram continuidade ao trabalho, por vontade própria um empresário reformou a sede que está nas mãos do MP. “Estamos comprando uma briga com o MP, é em pleno diálogo que estamos organizando a ocupação. Já sabemos que a comunidade local reconhece o movimento e os moradores e vereadores estão assinando uma moção de apoio”, comentou. “Queremos que a UMES volte pra casa”, diz relembrando que a atual movimentação é semelhante às diversas batalhas travadas pela juventude brasileira.

1234162_513695078715648_311894631_n 1372647_332327196914097_1900807315_o

A histórica luta pela organização estudantil

Com a mesma irreverência que a UBES e a UNE ocuparam sua sede na Praia do Flamengo em 2007, a UMES traz em seu histórico o mesmo enfrentamento à ditadura militar que a pôs na ilegalidade, lutando durante séculos e reconquistando seu protagonismo nos espaços de decisão construídos pelo povo. Entre eles, destaca-se a luta pelas Diretas Já, organização do estado durante as manifestações do Fora, participou ativamente na conquista do voto aos 16 anos, no combate à ALCA, em defesa das cotas, entre inúmeras atividades a movimentações em defesa pela educação.

Maquete_UMESRetomar o espaço físico é só um dos pontos, a mobilização acontece entorno do terreno que é sede e patrimônio histórico da entidade há 50 anos, desde o início de 1959, quando por intermédio do Dr. Herman Moraes de Barros a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) de maneira verbal, doou o espaço para livre organização estudantil. Na época em que o terreno foi doado, Carlos A. Borges estava na presidência e deu início à “Campanha do Tijolo” em busca de doações para construção do espaço. Uma maquete foi confeccionada pelo pintor Menezes, dando forma à casa dos estudantes que passou a ser reconhecida por toda sociedade maringaense, inclusive o poder legislativo.

Em 2006 a CMNP doa o terreno para o MP para instalar no local Promotorias Especializadas. Desde lá, segundo o blog da entidade (http://maringa.odiario.com) a sede esteve abandonada, sem manutenção. Desde 2010 os estudantes negociam com promotores o direito. Segundo o presidente da Umes, Gustavo Andres Barros, um dossiê foi entregue ao MP em julho deste ano, solicitando um acordo de compartilhamento do imóvel. A resposta, no entanto, foi negativa. “Só queremos que a sociedade maringaense lembre-se [com a ocupação] de quando essa casa era frequentada e tinha debates, monitoria e até um restaurante com preços bem baratos”.

57anosdehoistoria

UMES, entidade representativa

Nos arquivos do poder Legislativo, constam 6 leis que reconhecem a existência da UMES, algumas delas afirmando que o terreno pertence à entidade secundarista.

1. Lei 108/1958 – Concessão de subvenção mensal para a UMES;
2. Lei 10/1959 – Declara a UMES utilidade pública da Cidade;
3. Lei 4167/1996 – Autoriza o Poder Executivo a conceder isenção do recolhimento dos impostos municipais da UMES;
4. Lei 4575/1998 – Dispõe sobre identidade estudantil;
5. Lei 5114/2000 – Autoriza o tombamento do prédio da UMES;
6. Lei 5092/2000 – Autoriza a doação de pedras britadas a UMES;

Da Redação