Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES COMEMORA 65 ANOS COM ENCONTRO NACIONAL DE GRÊMIOS EM RECIFE
17 de January de 2013
“PRÉ-SAL: UMA NOVA RIQUEZA PARA UM NOVO BRASIL” ABRE SEGUNDO DIA DE DEBATES DO ENG DA UBES
21 de January de 2013
Mostrar todos os posts

ATO EM DEFESA DA COMISSÃO DA VERDADE MARCA ABERTURA DO 2º ENCONTRO NACIONAL DE GRÊMIOS DA UBES EM RECIFE

A mesa foi composta pelo presidente estadual da Comissão da Verdade em Pernambuco, Fernando Coelho; Amparo Araújo, membra do Grupo Tortura Nunca Mais; Alesson Barbosa, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas; Stephanie  Viela, presidenta da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco; Jefferson Lima, Secretário Nacional da Juventude do PT, e Isadora Faber, autora da fan page Diário de Classe.

A mesa foi composta pelo presidente estadual da Comissão da Verdade em Pernambuco, Fernando Coelho; Amparo Araújo, membra do Grupo Tortura Nunca Mais; Alesson Barbosa, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas; Stephanie Viela, presidenta da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco; Jefferson Lima, Secretário Nacional da Juventude do PT, e a estudante Isadora Faber.

A abertura do 2º Encontro Nacional de Grêmios da UBES teve início na última sexta-feira (18) com cerca de mil estudantes compondo grande ato de defesa à Comissão Nacional da Verdade (CNV). Sediado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o evento que reúne nesse mês de janeiro as lideranças estudantis de todo o Brasil teve sua cerimônia de abertura no Centro de Tecnologia e Geologia (CTG) com tema que reafirma a participação dos grêmios e de todo movimento secundarista na luta pela investigação, apuração e esclarecimento dos casos do período da ditadura militar no Brasil.

18ENG“Fizemos um ato simbólico em um resgate histórico dos movimentos sociais, da luta do povo brasileiro durante esse período”, conta a presidente da UBES, Manuela Braga que coordenou a mesa.

Os estudantes fizeram ainda uma esquete teatral que retratou momentos vividos pelos jovens, que nos anos de chumbo, enfrentaram a repressão dando suas vidas para construir a então democracia que vigora hoje em nossa nação, como pontua Manuela: “Nossos jovens precisam conhecer esse capítulo da história do nosso país e a UBES junto com a UNE irá se aprofundar nesse baú de segredos e ajudar a contar uma nova história do Brasil”, disse.

ESTUDANTES LANÇAM SUA PRÓPRIA COMISSÃO DA VERDADE

Paralelamente à abertura do 2º ENG, o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) lançou oficialmente a Comissão da Verdade da UNE formada por pesquisadores e familiares de 46 ex-dirigentes da entidade desaparecidos durante a ditadura militar (1964-1985). A comissão, além da UBES, recebeu apoio da CNV, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça e do ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi.

A comissão deverá finalizar as atividades em março de 2014 com a composição de um relatório. Esse relatório poderá servir de subsídio para o relatório final da CNV em maio de 2014, esta que foi instaurada há um ano. O líder estudantil que integra a lista dos desaparecidos da ditadura de 1964, Honestino Guimarães, será o primeiro caso investigado pela recém-criada Comissão.

 Com informações da Agência Brasil