Precisávamos criar um documento que retomasse a força de portador de direitos dos estudantes. Foi buscando mais funcionalidade e segurança que a UBES, pioneiramente, lançou em fevereiro de 2013 a nova carteira estudantil com certificação digital. É o fim da máfia das carteiras!
O novo modelo traz um código de barras e um QR Code que utilizam a tecnologia do certificado de atributo, uma estrutura de dados que assegura a legitimidade e a conferência de qualquer dado do estudante. Todos os documentos emitidos pelas entidades representativas (a UBES, a União Nacional dos Estudantes, a Associação Nacional dos Pós-graduandos e suas entidades filiadas) terão o layout único e padronização no Brasil.
O movimento estudantil conquistou a meia entrada para os estudantes na década de1940, como uma forma de ampliar o acesso aos eventos culturais, de esporte e de lazer, permitindo a complementação da formação do estudante.
O QUE MUDA?
Com valores inacessíveis para os estudantes, quantas vezes selecionamos primeiro o preço que cabe no bolso e por último a programação? Quantas vezes nos barraram nas bilheterias por não portar um documento que nos identificasse como estudante, portanto, com direito a pagar só a metade do ingresso, a MEIA-ENTRADA?
Esse é o reflexo da MP 2.208, que desde 2001, permite a qualquer estabelecimento fazer carteirinha, abrindo espaço para as máfias. O reflexo sempre foi o aumento no preço dos ingressos na lógica dos empresários: quem não é estudante paga o dobro e quem é estudante paga inteira.
Com o Estatuto da Juventude aprovado nessa segunda-feira (5/8), o direito a meia-entrada em eventos de lazer e desportivos fica garantido aos estudantes que comprovarem matrícula em instituição de ensino com o uso de carteirinha expedida pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, e por todas as entidades estudantis filiadas a elas.
A nova legislação define que o pagamento de meia-entrada também vale para jovens de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. A meia entrada agora é garantida no país por todos os dias da semana.
GARANTA A SUA MEIA!
O preço também foi unificado em todo o país e custa R$ 35,00. A Carteira de Estudante fica pronto em até sete dias úteis e vale até março de 2020.