Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

NOTA DE REPÚDIO DA UBES CONTRA RECENTES NOMEAÇÕES DE PRESIDENTES DE COMISSÕES NO CONGRESSO NACIONAL
25 de March de 2013
SONHOS DA JUVENTUDE ACENDEM ATOS NO PARANÁ: APÓS GRANDES MOBILIZAÇÕES EM CURITIBA, FOZ DO IGUAÇU E UNIÃO DA VITÓRIA, AGENDA MOBILIZARÁ CASCAVÉL E MARINGÁ
27 de March de 2013
Mostrar todos os posts

EM SP, JORNADA DA JUVENTUDE VAI PARAR AS RUAS DA MAIOR CIDADE DO BRASIL NESSA TERÇA (26)

DSC01776

A juventude da maior cidade do Brasil também está unida às mobilizações da Jornada Nacional de Lutas 2013, que nessa terça-feira (26/03), ocupará as ruas de São Paulo com mais de 30 movimentos ligados à educação, cultura, mulheres, combate ao racismo, meio ambiente e direitos humanos para lutar por políticas que avancem nos direitos da juventude brasileira. A Jornada Nacional de Lutas em 2013 será realizada pela primeira vez de forma unificada, entre os dias 21 de março a 11 de abril com uma série de atos por todo país.

A partir das 9 horas, a concentração do ato acontecerá na Praça da Sé e seguirá em marcha até a Praça da República. A manifestação que promete reunir cerca de 2 mil pessoas, levará às ruas estudantes, sindicalistas, trabalhadores e diversos movimentos sociais.

As lutas em São Paulo são pela reserva estadual de vagas “Cotas sim, Pimesp não”, passe livre para o estudante prounista e o combate ao extermínio da juventude negra. As reivindicações também irão incorporar as bandeiras nacionais, como a defesa dos 10% do PIB para a educação e uma ampla reforma política. “Estamos nas redes, nas ruas, nas praças, nos organizando e nos mobilizando pra fazer dessa jornada uma vitória pra juventude paulista”, afirmou a presidente da União Paulista dos Estudantes (UPES), Nicoly Mendes.

BANDEIRAS NACIONAIS PELO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO SÃO PAUTADAS NA JORNADA DE SÃO PAULO

O momento é decisivo para destinação de uma das principais riquezas nacionais, o ato da jornada paulista também busca garantir que o maior centro de produção do país apóie a pauta da juventude, se posicionando e garantindo que São Paulo invista 100% dos royalties do Pré-sal para Educação. A defesa irá somar à luta pelos 10% do PIB brasileiro na educação pública e dos 50% do Fundo Social do Pré-Sal também no setor educacional contribuindo diretamente à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento tecnológico.

Em meio a um rico centro cultural e de entretenimento que nossa cidade concentra, além do grande número de universidades e institutos, a juventude paulistana também levanta suas bandeiras pelo PASSE LIVRE ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES PROUNISTAS. As altas tarifas nos transportes públicos que atinge todo o país e que são responsáveis diretamente pela evasão escolar em diferentes níveis de ensino, precisam ter um basta em São Paulo! O estudante secundarista ou universitário paulistano precisa do passe livre irrestrito como política pública que priorize e garanta qualificação em sua formação acadêmica e cultural.

MOBILIZAÇÕES BRASIL AFORA

Estão previstas grandes mobilizações em mais dez capitais brasileiras: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Participam desta Jornada o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Fora do Eixo, Nação Hip Hop Brasil, Marcha Mundial das Mulheres, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Pastoral da Juventude, entre outras organizações.