Entre as mais de 30 cidades confirmadas na mobilização “Pela Escola Que Queremos” figuram dois municípios paraibanos onde os estudantes levaram as pautas para as ruas
A Paralisação Nacional ocorreu na última quinta-feira (17/10) em dezenas de cidades do país. Convocado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) o ato mobilizou os estudantes a lutar por mudanças em suas escolas, na educação municipal e nacional. Na Paraíba quatro instituições de ensino participaram.
Em São João do Rio do Peixe, na microrregião paraibana de Cajazeiras, a escola estadual Coronel Jacob Frantz, a maior da região aderiu. Com manifestação pacífica na área central da cidade, os estudantes bradaram por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e pela construção de poços artesianos para combater a seca.
Na cidade de Princesa Isabel local de destaque na revolução de 1930 que culminou no o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís, a escola estadual Nossa Senhora do Bom Conselho, maior do município, se uniu a outras duas instituições de ensino paralisando “Pela Escola Que Queremos”.
Entre as bandeiras está a reforma da estrutura física das escolas de todo o estado, a disponibilização de tablets para uso educacional e a construção de poços artesianos. Alguns vereadores compareceram ao ato em Princesa Isabel, entre eles Irismar Bezerra, deu total apoio ao ato e afirmou estar junto dos estudantes nessa luta.
As duas localidades tem clima semiárido e já reivindicam estas mesmas pautas há algum tempo, o presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP) Milson Lima comenta: “esses atos que aconteceram são de extrema importância para mostrar que o movimento estudantil não descansa e que sempre vamos mobilizar por uma educação de qualidade, lutar pela escola dos nossos sonhos! A entidade estadual, a AESP, estará sempre lado a lado com estes estudantes que vão à luta”.