Na manhã da última segunda-feira (22/04), a população mato-grossense de Campo Verde organizou manifestação que percorreu as principais avenidas da cidade. Cerca de 500 pessoas, entre elas jovens estudantes, trabalhadores e professores que participaram do movimento que pautou mais investimentos na educação, direitos para juventude e melhorias no sistema de transporte público.
A mobilização encerrou as passeatas nacionais da Jornada Nacional de Lutas da Juventude no estado, lembrando de levantar um dos principais motivos que tem levado a juventude às ruas do país: mais investimento em educação. No Mato Grosso não foi diferente, levantando na marcha a bandeira de 10% do PIB para a educação, com ênfase na necessidade da aprovação no Senado Federal.
Diante das necessidades locais, a busca por melhorias na infra-estrutura das escolas do município de Campo Verde também mobilizou a população que com palavras de ordem e cartazes buscaram mobilizar o governo. Durante o ato, o Presidente da Câmara dos Vereadores se fez presente para prestar esclarecimentos sobre a educação municipal.
ABRAÇAÇO E O ATO DE OCUPAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL
Outra pauta que unificou e deu forma à mobilização pacífica no estado foi a reivindicação por melhorias no transporte da rede pública do município, onde os estudantes e toda população sofrem com a superlotação. Ônibus com capacidade de transportar 45 pessoas está transitando com 65 a 70 pessoas, expondo os passageiros à riscos de acidente de trânsito.
A meia-entrada para estudantes foi apresentada durante as diversas palavras de ordem que levaram ao grande “abraço” à Praça João Paulo II, ato simbólico que também pediu a lutar pela Paz e contra todo tipo de violência. A presença esperada pelos estudantes era a da Secretária Municipal que não compareceu ao local da manifestação.
O ato foi finalizado no início da noite durante sessão na Câmara dos Vereadores, quando os estudantes, juntamente com os professores, realizaram o #OcupeACâmara com a finalidade de que os vereadores ouçam as reivindicações da sociedade, entre elas a questão da aprovação da Lei da Meia-Entrada no município.
FUNDAÇÃO DA UMES CAMPO VERDE
Paralelo ao evento ocorreu a fundação da UMES CAMPO VERDE, que elegeu o jovem Jhonatan Anfilofev Faria como o primeiro presidente da entidade. Segundo Jhonatan o evento foi de suma importância para o fortalecimento do Movimento Estudantil no município e no cenário estadual. “Com a fundação da UMES nascem os objetivos de criar novas forças estudantis aqui em Mato Grosso”, disse o presidente da nova entidade que passa a ser composta por 17 jovens de escolas das redes públicas e estaduais.
PARALISAÇÃO
Em todo o estado, aproximadamente 50 mil profissionais das redes municipais e estadual estão deflagraram paralisações desde o início da semana. “É o momento de a sociedade parar para refletir sobre que rumo anda a educação no Brasil e no nosso estado”, defendeu o presidente do Sintep, Henrique Lopes do Nascimento, lembrando que todos os avanços da categoria em Mato Grosso até hoje só foram obtidos após lutas e paralisações.
Em assembleia realizada na sexta-feira (26), os professores da rede pública do Mato Grosso decidiram voltar ao trabalho, mas permanecem em estado de greve até o dia 8 de junho, quando começa o Conselho de Representantes com trabalhadores de todo o Estado. Dentre os itens da pauta de reivindicações protocolada pelo Sintep na Seduc está o aumento no piso salarial e a melhoria da infraestrutura das escolas. Os profissionais da educação de São Paulo e do Maranhão mantêm a greve.