Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESTUDANTES DEFENDEM MEIO PASSE LIVRE EM CONTAGEM DURANTE AUDIÊNCIA NA CÂMARA, COMISSÃO É FORMADA E PAUTA SEGUE NA JORNADA DE LUTAS DO ESTADO
20 de March de 2013
NOTA DE REPÚDIO DA UBES CONTRA RECENTES NOMEAÇÕES DE PRESIDENTES DE COMISSÕES NO CONGRESSO NACIONAL
25 de March de 2013
Mostrar todos os posts

#JORNADADELUTAS MOBILIZOU BETIM (MG) COM JUVENTUDE NAS RUAS

BETIM (11)

Mais de 1000 estudantes de Betim saíram às ruas na Jornada de Lutas Unificada da Juventude nessa quinta-feira (21) no estado de Minas Gerais. Reivindicando mais investimentos na educação, várias bandeiras foram levantadas durante a passeata, como a regulamentação do Crédito Educativo Municipal (CREDUC), Meio-Passe Estudantil, construção de novas creches, investimento dos royalties do petróleo em educação e democratização da informação.

Os estudantes saíram da Praça do SENAI, passando pelo centro de Betim e em seguida direcionaram até a Câmara Municipal. O Diretor de Políticas educacionais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) Lucas Chequetti e o Presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES-Betim) Kenedy Alessandro discursaram durante a passeata e na porta da Câmara Municipal de Betim, as falas destacaram a importância da mobilização estudantil para que os seus direitos sejam garantidos.

A mobilização foi encerrada com reunião dos representantes da UBES, UMES e mais 13 representantes de escolas que foram recebidos pelo presidente da Câmara, Marcão da Universal, e pelo Presidente da Comissão de Educação, Adélio Carlos. Os estudantes entregaram aos parlamentares uma carta com as principais reivindicações.

AS BANDEIRAS DOS JOVENS DE BETIM

Entre as principais e especificas bandeiras da juventude de Betim está a conquista do MEIO-PASSE ESTUDANTIL para todo aluno matriculado regularmente em uma instituição de ensino, o que diminui pela metade o valor da tarifa do transporte coletivo urbano correspondente ao percurso diário de ida e volta entre residência e a escola do estudante. Nesta pauta também está a garantia de que o estudante não faltará à aula por falta de dinheiro para pagar a condução, assim como garantirá que esse mesmo estudante possa ir aos pólos de cultura, esporte e lazer, reduzindo a dificuldade de acesso ao transporte.

O diretor da UBES, Lucas Chequetti, afirma que a emergência da implementação do meio-passe está ligada ao combate ao índice de evasão nas salas de aula. “Hoje, a cidade de Betim tem a segunda passagem mais cara de Minas Gerais e um índice altíssimo de evasão escolar, estudos mostram que 34% da evasão escolar brasileira é fruto das altas tarifas de transporte, tornando imprescindível uma política de assistência estudantil para a cidade”, completou.

A regulamentação do CRÉDITO EDUCATIVO (CREDUC) também foi defendido pelos estudantes, por se tratar de uma opção para financiar os estudos dos jovens em cursos técnicos e universidades particulares instaladas no município. A proposta de financiamento foi aprovada e sancionada em 2004 e previa conceder bolsas de 50% a 100% aos estudantes. O parâmetro é semelhante ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), gerenciado pela Caixa Econômica Federal.

“O problema é que, passados oito anos, o programa ainda não foi regulamentado no município. Nos ultimos anos tem crescido o numero de vagas nas universidades e o acesso dos estudantes de escola publica e de baixa renda, mas mesmo com esse aumento, ainda não é suficiente; apenas 14% dos jovens de 18 a 29 anos estão na universidade”, avaliou Lucas Chequetti.

A criação de um FUNDO SOCIAL DO MINÉRIO no estado de Minas Gerais, com o intuito de que essa riqueza seja revertida para a educação e o desenvolvimento social do estado também está entre as bandeiras defendidas pela juventude betinense.

Compondo a agenda nacional, os atos e passeatas da juventude seguem por todo o Brasil até o próximo dia 11 de abril. As reivindicações do município também irão incorporar as lutas nacionais da juventude, como a luta por um trabalho decente, uma ampla reforma política,  diretos sociais e humanos para os jovens e a democratização da comunicação de massas.

PRÓXIMAS AGENDAS DA JORNADA EM MINAS GERAIS

Minas Gerais (Contagem) | 2 de Abril | 9 horas
Trajeto: Concentração na Câmara Municipal rumo à Prefeitura de Contagem
Pautas: Meio passe; Royalties para Educação

Minas Gerais (Belo Horizonte) | 4 de Abril |
Trajeto: rumo à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Pautas: Fundo do Minério

Veja fotos do ato em Betim
Fotos de Gabriel Ferreira