Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Lei do Passe Livre Estudantil é regulamentada no RS
8 de novembro de 2013
Com protestos, estudantes de Salvador (BA) lutam para não ter escola fechada
11 de novembro de 2013
Mostrar todos os posts

PR: 51º Congresso da UPES leva mais de 300 à Paranavaí

União Paranaense realiza seu maior congresso e elege nova diretoria

Depois de movimentar mais de 350 mil estudantes na base do movimento estudantil, esse congresso da UPES se consolidou como maior da história da entidade. Além de mais de 300 estudantes presentes, todas as regiões do estado e mais de 75 cidades participaram do congresso.

O evento aconteceu na reitoria da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em Paranavaí e começou por volta das 11 da manhã do sábado (02). Logo após a abertura os estudantes se dividiram para participar do primeiro bloco de debates que estavam separados em movimento estudantil, conjuntura estadual e educação.

Após breve intervalo deu-se início o segundo bloco de debates, divididos em 5 eixos, sendo eles: participação da mulher nos espaços de poder; plataforma LGBT nas escolas, redução da maioridade penal, ensino técnico a serviço do brasil e cultura e esporte nas escolas.

Na manhã do domingo (03) aconteceram plenárias regionais para definir as bandeiras de luta de cada região para esse novo período e após o almoço deu-se início a plenária final do 51º CONUPES com a leitura e aprovação dos documentos e moções do congresso.

Ao final do congresso apenas uma chapa foi inscrita, chapa esta que tinha um(a) representante de cada região do estado e foi presidida pela estudante Camila Cristina Lanes, do Colégio Estadual Costa Vianna de São José dos Pinhais. Esta chapa obteve 100% de aprovação dos delegados presentes no congresso e assume a gestão pelos próximos 2 anos.

“Acredito que a gestão atual da UPES avançou muito nas políticas e no encontro e ampliação da base dos estudantes, mas sei que é possível fazer ainda mais e melhor, quero, junto com a nova diretoria, avançar cada vez mais e estar ainda mais na luta para honrar esses quase 70 anos de história dos estudantes através da UPES” concluiu Camila Lanes, presidenta eleita da gestão 2013, 2015.

Do Coletivo de Comunicação da UPES