Na cidade localizada na Grande Natal os estudantes exigem reforma para a escola que em quase sete décadas de existência e nunca teve consertos. Com o tema ‘Pela Escola que Queremos’ estudantes em todo o país tem participação confirmada, realizando atos de norte a sul do Brasil.
No dia 17/10, próxima quinta-feira, estudantes de Parnamirim marcham até a Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes (Dired), no centro da cidade que fica há 12km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Na pauta está o estado precário das instalações da Escola Estadual Presidente Roosevelt, inaugurada há 68 anos.
Na tarde da quinta-feira, a mobilização começa na escola, com direito a plenária e debate das bandeiras, para então ocorrer o levante até a Dired. A presidenta do grêmio Emmanuel Bezerra (ativo desde 2004), Andreza Veloso conta: “Tentamos a reforma antes, mas dizem que falta a escritura da escola e sem ela não tem reforma. Aqui as aulas são suspensas quando chove porque tem muita goteira nas salas e são suspensas também por causa do calor, não dá para ter ventilador por que eles pegam fogo devido à fiação antiga”.
Segundo dados do grêmio nunca foi feito nenhum reparo na instituição, em vídeo divulgado em maio é possível ver cadeiras quebradas (colocadas em pilhas à céu aberto), lixo, banheiros sem portas e com infiltração, fiações velhas que não suportam os ventiladores, janelas quebradas, salas quentes que causam desconforto durante as aulas e levam alguns dos professores a recorrerem a dar aula no pátio, devido ao calor.
A luta por melhoras na estrutura da escola não é recente e, mesmo a instituição sendo referencia na cidade, não houve diálogo com o governo. Andreza diz ainda: “Iremos realizar a paralisação na nossa luta pela reforma na nossa escola que se encontra em estado péssimo!” A mobilização conta com apoio dos professores, que também sofrem com a situação da Presidente Roosevelt.
Por todo o país diversos atos clamam por melhoras na educação: por infra-estrutura, valorização dos professores, democracia nas escolas, reformulação do ensino médio e muito mais; é preciso avançar e os estudantes vão mostrar isso de norte a sul em várias mobilizações. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convocou no dia 10/10 a Paralisação Nacional “Pela Escola que Queremos’. Acompanhe no site da entidade ou acesse o evento no Facebook.
Aqui é possível conhecer o trabalho do Grêmio Emmanuel Bezerra, da Escola Estadual Presidente Roosevelt, na cidade de Parnamirim (RN).