Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES confirma: 12 mil delegados irão ao Congresso
14 de novembro de 2013
CONUBES: Mesas de Credenciamento acontecem nessa quarta (20)
19 de novembro de 2013
Mostrar todos os posts

Secundaristas pernambucanos levam ao 40º CONUBES o debate sobre estrutura física

O estado é líder no número de escolas rumo ao Congresso e marca presença nas mobilizações nacionais, suas escolas já somam mais de 1.000 delegados e agora apresentam suas pautas

Na escola estadual Dom Bosco, localizada no bairro Casa Amarela em Recife, a animação está tomando os estudantes. A instituição tem trabalhado com as outras escolas da região para mobilizar os estudantes rumo ao Congresso Nacional da entidade máxima dos secundaristas, o 40º CONUBES. Na pauta, dois itens foram destacados durante as visitas da Dom Bosco nas escolas da região: a falta de estrutura física dos colégios e dificuldades na relação da escola com os estudantes.

Um dos mais antigos do estado do Pernambuco, o colégio vem desenvolvendo melhorias e interagindo com outras escolas para que esse processo não pare, como conta a Diretora de Mulheres do grêmio da escola, Isadora Dantas: “Nunca se viu um movimento estudantil assim, os estudantes querem participar, dentro e fora do colégio para mudar a escola pra melhor”.

Na região, norte da capital pernambucana, já são mais de 34 delegados eleitos para representar seus colégios e demais estudantes, Isadora fala que essa mobilização vai além das salas: “Contamos hoje com o apoio dos professores na busca por uma escola melhor e, durante as visitas para falar do CONUBES, vemos que os pais acompanham e mobilizam com o estudante”.

Em Recife, Olinda também envia seus delegados

No Bairro Novo em Olinda, área da grande Recife, a escola estadual Pintor Manoel Bandeira se soma às bandeiras do estado no evento. Suas pautas incluem a Reforma do Ensino Médio e ampliação das bolsas do ensino técnico.

O presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Olinda (UMES-Olinda), Jader Piero comenta o cenário atual do ensino: “No caso especifico do técnico, os estudantes pedem melhora, o jeito que está se mostra insuficiente e os estudantes estão dispostos a mudar isso, pela escola que eles querem e merecem”.

Da Redação