Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em Jaguaretama, estudantes levam pautas estudantis à Câmara Municipal
18 de setembro de 2013
Passe Livre intermunicipal é aprovado no Rio Grande do Sul
18 de setembro de 2013
Mostrar todos os posts

Umes-Betim convoca seu 13º Conumes

Com diversas escolas mobilizadas, fórum promete ser o maior na história da entidade secundarista

No dia 29 de setembro, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Betim (UMES Betim) realizará seu 13º congresso na Escola Municipal Antônio D’Ássis Machado (Gigante da Vila), a partir das 8 horas, horário em que começará também os credenciamentos.

Em 2013, ano em que a UMES completa seus 25 anos frente às lutas dos estudantes de Betim, a expectativa é que 350 estudantes participem do 13ª CONUMES, como é chamado. Em comparação às edições anteriores, este será o maior fórum de participação já realizado na história da entidade. Confirmaram  presença o vereador e ex-presidente da UMES, Tiago Santana, e os vereadores Erasmo Carlos (PDT), Klebinho Rezende (PTB) e o Carlim do Amigão (DEM), além também do superintendente municipal de juventude, Marco Túlio Freitas.

Escolas das oito regionais de Betim estarão representadas no CONUMES, algumas delas com estudantes que compõem a direção da UMES, como as escolas estaduais Conselheiro Afonso Pena, Dr. Renato Azeredo, Teotônio Vilella, Nossa Senhora do Carmo, Orestes Diniz, e as municipais Margarida, Raul Saraiva entre outras.

O atual presidente, Kenedy Alessandro, destaca a importância da UMES na luta por uma educação de qualidade e quais foram as conquista na sua gestão. “A União Municipal dos Estudantes Secundaristas sempre defendeu os estudantes, e foi ela quem saiu às ruas para conseguir a aprovação da lei do Crédito Educativo Municipal (CREDUC). Nessa gestão que se encerra, conseguimos também a aprovação da lei dos 100% dos royalties do petróleo para educação, nós que pautamos quais devem ser as áreas que receberão os recursos, como o próprio CREDUC e o meio-passe estudantil. Isso só foi possível porque houve a mobilização dos estudantes”, afirmou Kenedy.

Serviço

O quê? 13º CONUMES – Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Betim
Quando? 29 de setembro
Onde? Escola Municipal Antônio D’Ássis Machado (Gigante da Vila), a partir das 8 horas

Informações de Gabriel Ferreira