Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Umes-Betim convoca seu 13º Conumes
18 de setembro de 2013
“40 anos após golpe, Allende vive”, por Matheus Fiorentini
18 de setembro de 2013
Mostrar todos os posts

Passe Livre intermunicipal é aprovado no Rio Grande do Sul

Estudantes ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa para pressionar aprovação

O projeto de lei que institui o passe livre intermunicipal no Rio Grande do Sul e cria o Fundo do Passe Livre Estudantil foi aprovado na sessão de terça-feira (17/9), por unanimidade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Agora o projeto só precisa de sansão do governador Tarso Genro, beneficiar estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo que morem em um município e estudem em outro.

“O passe livre intermunicipal repara graves erros sociais e combate a evasão das universidades, principalmente dos estudantes bolsistas. Os estudantes gaúchos obtiveram mais uma conquista, mas outras virão”, argumenta a coordenadora geral da União Estadual dos Estudantes – Dr. Juca, Ana Carolini.

Para o vice-presidente sul da UNE, Álvaro Lottermann, esta é uma grande vitória da juventude: “Estamos há muito tempo na luta pelo Passe Livre e agora a batalha será por sua regulamentação”, afirmou.

O projeto foi aprovado após ocupação realizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Estadual dos Estudantes (UEE Livre). As galerias da ALRS foram lotadas por estudantes que empunhavam cartazes, bandeiras e entoavam palavras de ordem pedindo a aprovação do projeto.

Para Ana Carolini, as mobilizações não irão parar: “Agora queremos aprovar o passe livre nos municípios gaúchos”, afirmou.

Serão beneficiados estudantes da Região Metropolitana de Porto Alegre, da Aglomeração Urbana Nordeste, da Aglomeração Urbana do Litoral Norte e da Aglomeração Urbana Sul, áreas atendidas pela Fundação Metropolitana de Planejamento (Metroplan). Já para os estudantes das demais regiões que utilizam transporte fretado, o governo repassará recursos para que as prefeituras contratem os veículos de transporte escolar.