Estudantes ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa para pressionar aprovação
O projeto de lei que institui o passe livre intermunicipal no Rio Grande do Sul e cria o Fundo do Passe Livre Estudantil foi aprovado na sessão de terça-feira (17/9), por unanimidade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Agora o projeto só precisa de sansão do governador Tarso Genro, beneficiar estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo que morem em um município e estudem em outro.
“O passe livre intermunicipal repara graves erros sociais e combate a evasão das universidades, principalmente dos estudantes bolsistas. Os estudantes gaúchos obtiveram mais uma conquista, mas outras virão”, argumenta a coordenadora geral da União Estadual dos Estudantes – Dr. Juca, Ana Carolini.
Para o vice-presidente sul da UNE, Álvaro Lottermann, esta é uma grande vitória da juventude: “Estamos há muito tempo na luta pelo Passe Livre e agora a batalha será por sua regulamentação”, afirmou.
O projeto foi aprovado após ocupação realizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Estadual dos Estudantes (UEE Livre). As galerias da ALRS foram lotadas por estudantes que empunhavam cartazes, bandeiras e entoavam palavras de ordem pedindo a aprovação do projeto.
Para Ana Carolini, as mobilizações não irão parar: “Agora queremos aprovar o passe livre nos municípios gaúchos”, afirmou.
Serão beneficiados estudantes da Região Metropolitana de Porto Alegre, da Aglomeração Urbana Nordeste, da Aglomeração Urbana do Litoral Norte e da Aglomeração Urbana Sul, áreas atendidas pela Fundação Metropolitana de Planejamento (Metroplan). Já para os estudantes das demais regiões que utilizam transporte fretado, o governo repassará recursos para que as prefeituras contratem os veículos de transporte escolar.