Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Jovens na Constituição: entra em vigor o Estatuto da Juventude
5 de fevereiro de 2014
Manifestação em Goiânia reivindica implantação do passe livre estudantil
14 de fevereiro de 2014
Mostrar todos os posts

50 anos da Ditadura Militar, anos de chumbo nunca mais!

Ato unificado dos movimentos sociais no Rio de Janeiro marca a luta permanente contra os resquícios dos anos de repressão. Em São Paulo, trabalhadores perseguidos no período são homenageados

Cinco décadas após o período mais obscuro na história da nação brasileira, na última segunda-feira (10/02) o ato público unificado dos 50 anos do Golpe Militar – “A história que Tortura Petrópolis: pela desapropriação da casa da morte” tomou a cidade do Rio de Janeiro.  A mobilização unificada que reuniu os estudantes e diversas frentes do movimento social tomou a Praça Dom Pedro II em manifestação com pautas regionais que tem como objetivo conscientizar a população e contribuir para o processo de democratização do Brasil.

Conhecida como “a casa da morte”, o local sediou o assassinato de muitos militantes que enfrentaram o período da ditadura no estado do Rio de Janeiro, simbolizando um dos ícones de atuação militar.  A campanha de desapropriação do local que ganhou destaque e compôs o ato público nasceu em 2013 é de iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH). Com a participação da Comissão Estadual da Verdade (CEV-Rio), o Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça, o Comitê Petrópolis em Luta reivindicaram a liberação da verba para a construção de um Centro de Memória, Verdade e Justiça, no espaço que funcionou como instrumento de tortura na época da ditadura.

A manifestação levou mais de dez frentes de atuação dos movimentos sociais, entre eles o movimento estudantil da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-RJ); movimento de juventude como Kizomba, Levante Popular da Juventude, União da Juventude Rebelião (UJR), União da Juventude Socialista (UJS); organizações políticas como Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido dos Trabalhadores de Petrópolis (PT), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), sindicatos e a deputada federal, Jandira Feghali.

A luta continua

“Finalizamos a mobilização em ato simbólico colocando cruzes no gramado da Câmara dos Vereadores de Petrópolis. Foi muito importante para os estudantes e os movimentos sociais no momento de dizermos nunca mais à ditadura e homenagear os nossos heróis que lutaram na guerrilha do Araguaia”, comentou Luiz Hadesh, da UEES-RJ.

Em SP, trabalhadores perseguidos na ditadura são homenageados

No dia 1º de fevereiro, quatrocentos trabalhadores perseguidos pela ditadura e suas famílias receberam uma homenagem em evento organizado pelas centrais sindicais em São Bernardo do Campo. São metalúrgicos, bancários, químicos, servidores e professores que, durante o regime, foram presos, torturados, cassados em suas funções sindicais ou demitidos. Entre os homenageados esteve o ex-sindicalista e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart, deposto pelos militares.

Da Redação com Agências