Jovens de 204 países participam das competições
Representando o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, na China está uma delegação com 97 atletas com idades entre 15 a 18 anos, disputando cerca de 20 modalidades. O programa esportivo serve como uma espécie de treinamento para as Olimpíadas de 2016, que será sediada no Rio de Janeiro.
O esporte tem significativa função na vida dos jovens. A saúde é só mais uma delas, conforme diz o diretor de Esportes da UBES, Kenedy Alessandro. “O esporte é muito importante na vida de qualquer pessoa. Através dele é possível trabalhar a responsabilidade social, o comportamento, a expressão das pessoas e ainda por cima levar um estilo de vida mais saudável, proporcionando bem estar. Eventos como esse precisam acontecer com mais frequência”, afirma.
O evento que acontece a cada quatro anos está na sua segunda edição, sendo a primeira realizada em agosto de 2010, em Cingapura. A competição terá ao todo 3.787 atletas, representando 204 países. Em relação à edição de 2010, houve um aumento significativo no número de participantes brasileiros, naquela ocasião, 81 esportistas brasileiros participaram das atividades.
O Brasil está em ação nas modalidades de atletismo, badminton, basquete 3×3, canoagem, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, hipismo de saltos, judô, levantamento de peso, luta livre, luta greco-romana, natação, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vela e vôlei de praia.
Alguns esportistas já são destaques no evento, entre eles, Matheus Santana, nadador de 18 anos, recordista mundial júnior dos 100 metros livre e dono da sétima melhor marca do mundo; Bianca Rodrigues, atleta de hipismo de 18 anos, vice-campeã sul-americana e a dupla de tenistas campeã juvenil em Wimbledon, formada por Orlando Luz, de 16 e Marcelo Zormann, de 18.
Mais conhecido como Rio 2016, os Jogos Olímpicos serão sediados pelo estado do Rio de Janeiro, realiza-se entre os dias 5 a 21 de agosto e contará com a participação de 10.903 atletas.
Em 17 dias, serão disputadas 306 provas com medalhas. Ao todo, serão 42 modalidades, incluindo duas que são novidades, o golfe e o rugby. As competições ocorrem em quatro regiões do Rio, Deodoro, Maracanã, Barra e Copacabana. No caso do futebol, os jogos serão realizados em quatro capitais brasileiras, são elas: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.
Da Redação