PNE, metas e estratégias darão a largada para Conae no próximo dia 19, em Brasília
É dada a largada final rumo à Conferência Nacional de Educação (CONAE) que se realiza entre 19 a 23 de novembro, em Brasília. A UBES lança a convocação para que todos os estudantes participem deste que é um dos espaços mais democráticos por ampliar e centralizar os debates sobre o desenvolvimento da educação brasileira. Com o tema “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação”, mais de 4 mil pessoas estarão reunidas.
As discussões serão feitas pelos delegados eleitos durante as conferências estaduais e distrital de 2013 e que contaram com a participação da UBES. Para diretora regional da entidade no Distrito Federal, Jéssica Lawane, com o PNE já aprovado, a segunda edição acontece com novas perspectivas.
“Os preparativos da CONAE são marcados por avanços e por bases mais concretas. Os estudantes almejaram e conseguiram a aprovação do plano com 10% do PIB para educação no último período, agora vamos destrinchar os planos regionais. No Distrito Federal já construímos metas avançadas contra o analfabetismo e um novo conceito de aprendizagem”, comenta.
O coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), órgão responsável pela coordenação da CONAE, Francisco das Chagas Fernandes, explica que, na prática, esta é a segunda conferência com tamanha abrangência. “Com isso, sempre há uma expectativa de que possamos ter um maior nível de debate, que possamos aprovar as melhores propostas e assim termos um documento final que paute a educação nos próximos anos tendo como base o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação“.
As diretrizes centrais da conferência têm como temática central a formulação de políticas de Estado para a educação nacional em seus diferentes níveis e modalidades. Entre os temas do Documento-Referência da CONAE, o PNE está no eixo central dividido em: organização e regulamentação; a diversidade; ensino, trabalho e desenvolvimento sustentável; democratização do acesso à educação; gestão democrática; valorização dos profissionais da educação; financiamento da educação, entre outros.
Tendo como princípio a participação popular, o documento apresenta a cada um desses eixos as respectivas estratégias, indicando responsabilidades da União, estados, DF e municípios.
Sobre o PNE, Jéssica reafirma o papel dos estudantes na CONAE. “Vamos discutir minuciosamente cada uma das 20 metas do plano de lei que é comprometido pelo desenvolvimento da educação, vamos impulsionar para que essas metas sejam ainda mais ousadas, estejam a frente do nosso tempo e, de maneira inovadora, alcancemos um plano nacional de educação dos nossos sonhos”, finaliza a líder estudantil.
Para saber mais sobre as etapas preparatórias de seu município e estado, acesse o site oficial da CONAE e fique por dentro das atividades
O quê? Conferência Nacional de Educação
Quando? 19 a 23 de novembro
Onde? Brasília