Dezenas de estudantes participaram do evento na cidade de Santa Cruz Cabrália
A União Municipal dos Estudantes Secundaristas Cabralienses (UMESC) promoveu no dia 11 de outubro, na Pousada Mutary, em Santa Cruz Cabrália (BA), o 1º Encontro Municipal de Grêmios para debater quais seriam os próximos passos do movimento estudantil Cabraliense, Baiano e Brasileiro.
O evento reuniu mais de 200 estudantes de várias entidades escolares da cidade e contou com a presença do Prefeito Jorge Monteiro Pontes; o vice-prefeito Alexandre Leite; o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Monteiro; o vereador Aruã e os secretários Fernando Oliveira (Turismo) e Marcão (Agricultura).
De acordo com o Presidente da UMESC, Caique Mendes, esse 1° Encontro Municipal de Grêmios é um marco histórico para a cidade de Cabrália. “Reunir estudantes de todas as escolas do município é importantíssimo! Conseguimos alcançar escolas que nunca havíamos tido contato com a UMESC, a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e a UBES. Ver nos olhos daqueles meninos que com a união dos estudantes poderiam conseguir um mero ventilador pra sala de aula deles, é o que nos cativa a lutar”.
Após o encontro foram definidas as principais pautas dos estudantes que incluem mais qualidade no ensino e na infraestrutura das escolas e maior formação de grêmios nas instituições de ensino para estimular os estudantes a lutarem por mudanças. “Aqui no estado, mais de 50% das nossas escolas localizam-se na zona rural, e possuem difícil localização. Conseguimos em menos de Agora o processo de formação de grêmios continua, temos que alcançar todas as escolas, a necessidade de termos o movimento estudantil em cada canto de Cabrália, é visível”, completa Caique.
O Prefeito Jorge Pontes afirmou que os grêmios são uma questão de respeito à juventude. “Estamos dando a oportunidade para que os jovens expressem seus valores e talentos. Estamos preparando a cidade para o futuro dando a oportunidade dos jovens de estudarem, se qualificarem, trabalharem, constituir família. Com os grêmios formamos cidadãos críticos, responsáveis e provocadores, que irão cobrar mudanças e serem líderes na nossa sociedade. Quem sabe um dos nossos jovens de Cabrália não poderão se tornar prefeitos, governadores, ou até mesmo presidentes do nosso país, fazendo a diferença para toda a nação”, afirma.
Para encerrar o evento, o vereador Aruã apresentou a lei que cria o Conselho e Fundo Municipal da Juventude, que assegura a participação da comunidade nas ações e serviços relacionados à população jovem e atuação na formulação de estratégias e no controle da execução da Política Municipal da Juventude com funções consultivas, normativas, fiscalizadoras e deliberativas.