Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Seminário de Educação da UBES acontece em Brasília nos dias 16 e 17 de novembro
7 de novembro de 2014
Depois do Enem? O que fazer? Confira aqui o gabarito!
13 de novembro de 2014
Mostrar todos os posts

Estudantes de Contagem debatem saúde pública

Palestra com estudantes do ensino técnico e médicos cubanos expõe experiências e compara sistemas de saúde

O movimento estudantil se organiza nacionalmente para debater todo tipo de assunto que tenha impacto no cotidiano de suas cidades. Para ampliar as discussões sobre a saúde, no último dia 5 de novembro, o grêmio estudantil Centequeiros, em conjunto com a UMES-Contagem, realizou uma palestra sobre o Programa Mais Médicos.

O tema central foi “Saúde Pública em debate”. A atividade ocorreu no auditório da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC), na unidade CETEC, onde os estudantes do curso médio integrado de Análises Clínicas e de Farmácia e da unidade Novo Eldorado tiveram a oportunidade de estabelecer contato com os profissionais da área e trocar experiências.

Intercâmbio cultural e histórico

Apoiando o evento, o Conselho Municipal de Saúde do município enviou dois médicos cubanos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade para participar da palestra. Os profissionais relataram o dia a dia da profissão, analisando o sistema de saúde internacional, comparando o formato de atendimento em Cuba que toma como padrão a medicina preventiva, com a do Brasil e da maioria dos países do mundo, que tomam como padrão a medicina curativa.

Segundo os estudantes, o evento foi dinâmico, enfatizando que os médicos puderam esclarecer várias dúvidas. “Dentro da grade curricular há o estudo da saúde pública, na qual se estabelece entre as principais comparações o sistema de saúde adotado por Cuba. Esse encontro entre os estudantes com profissionais que já atuaram nos diferentes regimes de atendimento à população marca um intercâmbio cultural e histórico”, afirmou o presidente do grêmio e da UMES, Lucas Guedes.

Essa é a 3ª palestra com os médicos Cubanos nas escolas da cidade. O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.