Com intervenções artísticas, juventude debate a construção da nova escola livre de preconceitos
O combate ao machismo, à homofobia e a todo tipo de preconceito de gênero invadiu na última sexta-feira (11/07) os corredores e pátios da FAETEC Adolfo Bloch, no Rio de Janeiro. Com uma imensa bandeira colorida, símbolo do movimento LGBT, o ato de lançamento do Núcleo de Igualdade e Respeito à Diversidade Sexual (IRIS) aconteceu em iniciativa de diretores da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RJ) que também são estudantes da escola.
“O nosso diretor da pasta LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), Lucas Gonçalves, e a nossa diretora da pasta de Cultura, Graziella Almeida, ao perceberem os diversos destratos e preconceitos sofridos pelos colegas do campus deram o pontapé inicial para formação do IRIS que debaterá a liberdade de amar na construção de uma nova escola”, afirmou o presidente da AMES, João Neto.
Para o presidente da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-RJ), que esteve presente e apoiou a atividade, o ato marca uma nova abertura de mobilização interna na escola. “Muito mais do que tirar dúvidas e quebrar tabus, mobilizações como esta ajudam na desconstrução do preconceito e na afirmação de que, nós jovens, temos um papel fundamental na sociedade. Acima de tudo é preciso lutar por um mundo melhor através da renovação de valores, nos baseando, prioritariamente, no respeito ao próximo”, comentou.
Localizada no bairro de São Cristóvão e reconhecida por muitos como a primeira escola pública de ensino técnico na área de comunicação em toda a América Latina, a instituição tem a organização estudantil fomentada pelo novo grupo que surge com forte adesão dos secundaristas.
Outras diversas entidades que constroem o movimento estudantil em todo estado participaram do ato de lançamento e das intervenções artísticas que aconteceram paralelamente. Entre os presentes, esteve diretores da UBES, a presidenta da União Estadual dos Estudantes (UEE), Tayná Paolino e o carioca, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes, Daneil Iliescu.
Da Redação, com informações da UEES-RJ