Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Nota de solidariedade da UBES: Paz na Palestina!
11 de julho de 2014
Estudantes promovem ato pela criação da UNIVALES no Rio Grande do Sul
14 de julho de 2014
Mostrar todos os posts

Estudantes de escola técnica do RJ lançam núcleo de combate à homofobia e ao machismo

Com intervenções artísticas, juventude debate a construção da nova escola livre de preconceitos

O combate ao machismo, à homofobia e a todo tipo de preconceito de gênero invadiu na última sexta-feira (11/07) os corredores e pátios da FAETEC Adolfo Bloch, no Rio de Janeiro. Com uma imensa bandeira colorida, símbolo do movimento LGBT, o ato de lançamento do Núcleo de Igualdade e Respeito à Diversidade Sexual (IRIS) aconteceu em iniciativa de diretores da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RJ) que também são estudantes da escola.

“O nosso diretor da pasta LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), Lucas Gonçalves, e a nossa diretora da pasta de Cultura, Graziella Almeida, ao perceberem os diversos destratos e preconceitos sofridos pelos colegas do campus deram o pontapé inicial para formação do IRIS que debaterá a liberdade de amar na construção de uma nova escola”, afirmou o presidente da AMES, João Neto.

Para o presidente da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-RJ), que esteve presente e apoiou a atividade, o ato marca uma nova abertura de mobilização interna na escola. “Muito mais do que tirar dúvidas e quebrar tabus, mobilizações como esta ajudam na desconstrução do preconceito e na afirmação de que, nós jovens, temos um papel fundamental na sociedade. Acima de tudo é preciso lutar por um mundo melhor através da renovação de valores, nos baseando, prioritariamente, no respeito ao próximo”, comentou.

Localizada no bairro de São Cristóvão e reconhecida por muitos como a primeira escola pública de ensino técnico na área de comunicação em toda a América Latina, a instituição tem a organização estudantil fomentada pelo novo grupo que surge com forte adesão dos secundaristas.

Outras diversas entidades que constroem o movimento estudantil em todo estado participaram do ato de lançamento e das intervenções artísticas que aconteceram paralelamente. Entre os presentes, esteve diretores da UBES, a presidenta da União Estadual dos Estudantes (UEE), Tayná Paolino e o carioca, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes, Daneil Iliescu.

Da Redação, com informações da UEES-RJ