Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Quem luta conquista! O PNE é nossa missão cumprida
27 de junho de 2014
Programa Cultura Viva é aprovado na Câmara dos Deputados
2 de julho de 2014
Mostrar todos os posts

Grêmio do Instituto Federal de Mato Grosso elege nova diretoria

Atuante desde 1987, organização estudantil inicia gestão

No último dia 29 de maio, as pautas por transparência na gestão escolar, diálogo aberto da coordenação com os estudantes e entidades estudantis foram temáticas centrais na votação que elegeu a nova diretoria do grêmio do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Octayde Jorge da Silva, em Cuiabá.

Com o envolvimento de estudantes do ensino médio integrado, Proeja e subsequente, o fórum da instituição reuniu a média de 700 votos, elegendo a chapa Movimento de União e Desenvolvimento Estudantil (MUDE). De grande representatividade no quadro estadual, a organização estudantil tem em seu histórico lutas de caráter nacional, como conta Maria Tereza, nova presidenta do grêmio.

“O grêmio existe desde 30 de maio de 1987, nossa gestão propõe atuação que fortaleça a entidade através do trabalho e do diálogo, buscando sempre conquistas e parcerias em prol de benefícios e melhorias para os alunos. Nos sentimos ainda mais compromissados com suas propostas, considerando a votação expressiva que levou à vitória”, disse.

A nova diretoria foi eleita após dois meses de debates e disputas no instituto, processo que envolveu a todos os estudantes em um diálogo aberto sobre a importância da realização de assembleias gerais e a unificação das demandas estudantis para que seja possível encaminhá-las à direção.

O diretor regional da UBES, além de relembrar o histórico do grêmio que esteve presente nas ‘Diretas Já’ e no ‘Fora Collor’, afirma que as pautas atuais é reforçar a liberdade de mobilização dentro do IF. “A organização estudantil ganha mais um grêmio para reforçar o protagonismo dos estudantes no Mato Grosso. É extremamente importante que as escolas sejam democráticas, onde os secundaristas tenham voz e direito de expor suas ideias e ideais sem serem reprimidos por seus diretores”, afirma o líder estudantil.

Da Redação