A competição traz atletas de todos os estados brasileiros disputando em onze modalidades
A abertura da Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2014), ocorreu na sexta-feira (19), no Ginásio Poliesportivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), recebeu mais de mil atletas de todos os estados do Brasil.
Os jogos são realizados desde 2008 e a cada ano vem crescendo a participação dos Institutos Federais. Neste ano, o JIF recebe a apresentação de 35 campi de todo o país, competindo em 11 modalidades. E são compostos de fases eliminatórias regionais. A disputa final é com o Instituto Federal de cada região por modalidade e sede.
Na abertura estavam presentes a presidenta da UBES, Bárbara Melo; o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade; o presidente do conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Luiz Augusto; reitores das intuições da Rede Federal e de dirigentes e gestores de unidades.
Para a presidenta da UBES, Bárbara Melo os jogos influenciam positivamente na interação do estudante, por ser um espaço que proporciona inclusão social e o fortalecimento de boas relações. “A integração entre as escolas é muito importante e o esporte é o melhor meio para isso. Essa socialização faz com que a escola tenha outro significado para os estudantes, representando com orgulho em competições escolares, o que transforma o papel da escola na vida dos jovens”.
Os jogos são promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação (Setec – MEC).
O esporte não promove apenas a prática de atividades corporais variadas, ele é um agente transformador que permite aos estudantes reconhecer e respeitar suas características físicas, assim como as dos colegas, e a conhecer as diversas manifestações culturais brasileiras. “Através do esporte é possível trabalhar a responsabilidade social, o comportamento, as expressões das pessoas e o bem estar físico e mental.”, afirma o Diretor de Esportes da UBES, Kenedy Alessandro.
“Vimos ao longo de nossa caminhada no IFRN nossos companheiros e companheiras nos trazerem medalhas, troféus e muitas histórias sobre as viagens feitas representando nosso estado, as pessoas conhecidas, as experiências compartilhadas. Nesse ano somos nós que sediamos os Jogos dos Institutos Federais (JIF). Todos nós conhecemos companheiros de outros estados, trocamos experiências únicas, aprendemos um pouquinho da cultura de cada canto do país e estamos vendo as experiências compartilhadas sendo construídas na nossa terra. É a nossa Natal que será recordação para centenas de jovens esse ano. Nós, estudantes, temos orgulho de ver nossos companheiros sendo campeões, de ser torcida em casa. Orgulho de ter o incentivo ao esporte, que é uma porta para a cidadania, vindo do nosso diretor geral, José Arnóbio. Orgulho, principalmente, de ter esse incentivo a nível nacional, com investimentos em esporte e lazer que o governo federal nos proporciona para que haja cada vez mais Jogos, congressos e outras atividades extremamente enriquecedoras para os futuros técnicos e cidadãos que o instituto forma todos os anos”, Ana Maria, Estudante do IFRN.