Meia-entrada é um direito do estudante
A UBES preparou este ano uma Plataforma Eleitoral para as Eleições de 2014, que defende pontos importantes para um país melhor nos próximos anos O documento que já chegou às mãos de candidatos como Tarso Genro (PT) e Flávio Dino (PC do B). Um dos capítulos trata da importância da cultura para a vida do secundarista.
“A cultura é um fator formador e inerente a todo ser humano. Ter contato com a cultura, além e trabalhar as potencialidades das pessoas, forma cidadãos mais críticos e coletivos”, explica o diretor de Cultura da UBES, Wesley Machado.
Uma das bandeiras que a UBES levanta há muitos anos é a que dá direito a todos os estudantes de pagar meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Esse direito foi conquistado e aprimorado com o Estatuto da Juventude, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, em 5 de agosto de 2013.
A partir de agora, todos os eventos tem por dever separar 40% de seus ingressos para estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda. A UBES acredita que esta medida também vai ajudar a diminuir os valores dos ingressos para toda a sociedade, já que a fiscalização também está em cima de carteirinhas falsas.
“Nós aprendemos para além dos muros das escolas e a lei da meia-entrada garante isso. A escola pública é um espaço de total ausência de teatro, música, dança ou incentivo ao esporte. Por isso, essa lei é de suma importância”, comenta Machado.