Com ETEC’s e paralisação nas escolas, Jornada Paulista atinge diversas cidades de SP a partir dessa terça-feira
Com uma vasta agenda que percorrerá a capital paulista, cidades do interior e os extremos do estado, começa nessa terça-feira (25/03), a Jornada Estadual de Lutas de São Paulo. Junto com mais de 70 entidades juvenis engajadas, a tradicional mobilização da juventude da UPES, UBES, UEE e UNE constroem mais uma edição da campanha. Em conjunto com as entidades municipais, no segundo dia (26) da etapa estadual, uma série de atos irão paralisações as escolas.
“Esse é o meio de mostrar à comunidade a realidade do que acontece na sala de aula, a falta de professores, de merenda, água e tantos outros problemas que muitas vezes a população desconhece”, pontua Nicoly. A primeira cidade a colocar jovens, trabalhadores e estudantes nas ruas é Caraguatatuba, que a partir das 18 horas desta terça-feira irá às portas da Prefeitura Municipal reivindicar o Passe Livre.
Além de se alinhar aos eixos centrais, o município se insere no mapa nacional pedindo a criação do Conselho Municipal de Juventude (CoMJuve). “Lutamos pela representação da juventude no poder público pela garantia de participação dos estudantes e da entidade estudantil. Pela manhã, preparamos um ato na E.E. Benedito Miguel Carlota em denúncia aos seus problemas estruturais como a frequente falta de água”, afirma a presidenta da UMES de Caraguá, Letícia Farah. Acompanhe o evento no facebook acessando aqui.
Conforme conta a secundarista, diversas escolas do município estão inseridas no ciclo de mobilização, além dos grêmios, estudantes do Instituto Federal e também universitários. “A situação da educação e do transporte estão em completa defasagem, desvalorização e descaso. Nós queremos e vamos fazer com que eles entendam que exigimos melhorias nesses setores. E fica o convite a todos que nos acompanham na luta, pois como diria Antonio Ribas, ‘À quem possa interessar, sigamos em frente!’. #UMESpresente”.
Um grande ato central acontecerá na Avenida Paulista, na próxima quarta-feira (26) às 12 horas. Os estudantes farão a concentração no vão livre do Masp, com passeata rumo à Assembleia Legislativa. Denunciando as condições que o jovem paulista enfrenta diariamente estarão presentes, entre eles as Escolas Técnicas de São Paulo (ETESP, Aprígio Gonzaga, Carlos de Campos, Albert Einsten, Getúlio Vargas), ETEC de Carapicuíba, de Mauá, São Bernardo (Lauro Gomes), e ETEC’s de Campinas (Carlos Gomes, Jornalista Roberto Marinho e Elizeu Narciso).
A presidenta da UPES, Nicoly Mendes, finaliza ressaltando a importância do debate da educação nessa jornada. “Precisamos denunciar a realidade que todos vivemos dentro da escola, no bairro e na cidade, a falta de espaços de convivência para a juventude, a impossibilidade de acesso aos teatros, cinemas e espaços culturais e de lazer no geral”, comenta a líder estudantil.
Caraguatatuba, Jundiaí, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Santos e Suzano e algumas escolas da capital (Moacyr de Campos, Hugo Lacorte, entre outras) farão atos pelo Passe-Livre.
A E. E. Caetano de Campos – Consolação e a E. E. Hugo Lacorte, na capital, ETEC Sorocaba, E. E. Esmeraldo Tarquinio em São Vicente farão atos contra a direção autoritária e pela autonomia do Grêmio Estudantil. A E. E. Mario Bombassei de Guarulhos irá paralisar realizando um ato em frente à Diretoria Regional de Ensino Norte pautando também a eleição direta para diretor.
Nas ETEC’s de Araçatuba e Ribeirão as escolas serão paralisadas por um ensino técnico de qualidade, pautando também os resultados da greve que amanhã (25/03) tem a expectativa de votar o novo projeto e as emendas encaminhadas pelo SINTEPS.
25 de Março
Caraguatatuba – Prefeitura Municipal às 18hs: Passe Livre, Transporte e Educação público e de qualidade e políticas públicas para juventude.
26 de Março
CIDADES
Jundiaí – Prefeitura Municipal às 9hs: Passe-Livre e Universidade Pública;
Osasco – Estação de trem às 9hs: Passe-Livre e transporte público de qualidade;
Santo André – E. E. Américo Brasiliense às 9hs: Passe-Livre;
Suzano – Prefeitura Municipal às 9hs: Passe-Livre;
Guarulhos – D.E Região Norte às 10hs: Ato pela autonomia dos Grêmio Estudantis, contra as direções autoritárias e eleição direta para diretor.
ESCOLAS
Caetano de Campos – Consolação: Passe-Livre, derrubar a diretora autoritária
Gavião Peixoto: Por uma nova escola
Hugo Lacorte: Passe-Livre
Aracy Silveira: Passe-Livre
Mocan: Passe-Livre
Santos Amaro: Passe-Livre
PARALISAÇÕES E PAUTAS
ETEC Araçatuba – Ensino técnico de qualidade
Mauá : Olavo – Educação de Qualidade
ETEC Ribeirão– Ensino técnico de qualidade
ETEC Sorocaba – Passe-Livre/Pela autonomia do Grêmio Estudantil/Contra a direção autoritária
Guarulhos: Mario Bombassei – Pela autonomia do Grêmio Estudantil/Contra a direção autoritária
Guarulhos: Hugo Larcorte – Pela autonomia do Grêmio Estudantil/Contra a direção autoritária
Capital: Santos Amaro – Passe-Livre
Américo Brasiliense – Passe-Livre
Santos: Cleóbulo – Passe Livre
São Vicente: Esmeraldo- Pela autonomia do Grêmio Estudantil/Contra a direção autoritária
São Bernardo do Campo: João Ramalho – Passe Livre
Da Redação