Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES lança calendário nacional da Jornada de Lutas da Juventude
24 de March de 2014
JORNADA DE SP INICIA COM ATOS EM DIFERENTES CIDADES
25 de March de 2014
Mostrar todos os posts

Jornada do DF: 20 mil na Esplanada pelos 10% do PIB para Educação

Estrategicamente, juventude do DF organiza sua jornada paralela à possível votação do PNE na Comissão Especial

Movimentando a juventude de todo o Distrito Federal, quarta-feira (26/03), a Jornada Nacional de Lutas unificada na capital do país promete levar mais de 20 mil jovens a percorrer a Esplanada dos Ministérios. A tradicional passeata no mês de março vem acompanhada das pautas nacionais, figurando entre as mais volumosas atividades em todo calendário da jornada, como conta os líderes estudantis envolvidos na organização do ato.

“Os estudantes estão unidos a diversos coletivos de juventude, só o movimento estudantil já mapeou mais de 60 escolas com secundaristas interessados e envolvidos na mobilização que também reunirá as centrais sindicais e os universitários”, comenta a diretora da UBES regional, Jéssica Lawene.

Estrategicamente organizada na véspera da votação do Plano Nacional de Educação (PNE) na Comissão Especial, a mobilização é organizada pela juventude da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Fora do Eixo, JPT, JR, Juntos, Kizomba, Levante, Levante Popular, MDB, Mídia Ninja, MST, Rave, UJR, UJS e UNE.

PNE – A lei que assegura educação de qualidade

A passeata da quarta-feira também abrirá chamado como pauta emergencial a aprovação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE) com a destinação de 10% do PIB para o setor. Entre outros apontamentos, os estudantes denunciarão o sucateamento das escolas no Distrito Federal, onde existem instituições que, desde sua fundação, nunca passaram por nenhum tipo de reforma – como é o caso do colégio Elefante Branco, hoje aos 53 anos.

A juventude defende que por meio do projeto de lei será possível garantir mudanças nas salas de aula, inserindo a tecnologia nas escolas, modernizando o currículo escolar e dando uma nova cara para educação no diálogo com os estudantes.

Juventude nas ruas pelo Passe Livre

Mais do que os sonhos, os jovens do Distrito Federal querem que o Passa Livre seja realidade. A pauta por acesso irrestrito à escola e à cidade estará entre os motes centrais que comporão a marcha, para que jovens estudantes tenham acesso ao transporte nos finais de semana, possibilitando que a juventude frequente cursos em dias e horários alternativos, realizem atividades de esporte e lazer, pondo fim às restrições de locomoção.

Fundação da UES-DF

Em ritmo de jornada, os estudantes já deram início ao processo de inscrição ao congresso de fundação da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal(UES-DF), que acontecerá de 25 a 26 de abril. “As pautas defendidas na jornada são as mesmas que os estudantes levarão ao processo de fundação da nova entidade, legitimando ainda mais a organização estudantil”, relembra Jéssica.

Dentro da agenda de mobilização, antes do congresso está prevista uma nova mobilização no dia 1º de abril, quando todas as frentes de juventude irão preparar um ato simbólico de rebatizar o nome da Ponte Costa e Silva, compondo as atividades nacionais que tem acontecido no país em “descomemoração” do golpe militar que completa 50 anos.

Para mais informações, acompanhe o evento no facebook

Da Redação