Em todo país, pesquisas sobre o segmento dão forma a um extenso banco de dados sobre a juventude brasileira
Quem quer saber mais sobre o universo jovem não pode deixar de conhecer os Observatórios de Juventude espalhados pelo Brasil, eles são responsáveis por discutir os mais variados temas relacionados a esse segmento. Estudando as especificidades do público jovem, além de desenvolver pesquisas sobre essa parcela significativa da população, esses programas também debatem práticas culturais, demandas e os mais diversos assuntos ligados a esse universo.
Nessa mesma pegada, começou nessa quinta-feira (25/09) os debates e o lançamento do livro “Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículo em diálogo”. A iniciativa é do Observatório da Juventude da UFMG e do Observatório Jovem do Rio de Janeiro, que juntos, até o final do mês de outubro, promoverão atividades em cinco das principais cidades brasileiras. Acesse aqui o cronograma completo.
As diferentes comunidades que dão corpo a esse movimento nacional entorno do assunto deu origem ao espaço virtual a Biblioteca EMdiálogo, uma espécie de estante virtual que permite a qualquer pessoa realização pesquisas sobre todo material produzido e inserir conteúdo.
Especialmente para contribuir na construção de um ensino médio inclusivo e de qualidade, a página tem como objetivo potencializar o diálogo de forma horizontal, promovendo o intercâmbio de informações e conhecimentos entre jovens, estudantes, professores e demais interessados na realidade do ensino médio no Brasil.
Para além do seu ambiente virtual, o EMdiálogo tem uma atuação prática e local, com ações diretas em escolas públicas espalhadas pelo país, focando especial na escuta e na promoção da participação da juventude. Ao todo, a rede envolve equipes de oito universidades nas cinco regiões do país (UFC, UFPA, UFAM, UFSM, UnB, UFPR, UFF e UFMG).
Dividido nas modalidades acervo, vídeos, galeria e projetos, acesse e pesquise os mais diversos assuntos, comunidades temáticas, concursos e notícias atuais.
Acesse o site: http://www.emdialogo.uff.br/
Da Redação