Juventude acompanha votação na Câmara e comemora projeto que segue para sanção da prefeitura
No Rio de Janeiro, mais uma entidade estudantil avança no comando das transformações sociais. Na tarde dessa terça-feira, 19 de agosto, foi a vez da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Magé (UMES) conquistar na Câmara de Vereadores a aprovação do Passe Livre. Ocupando o plenário da Casa, a juventude acompanhou a votação do Projeto de Lei Nº 031/2014, que institui a passagem gratuita para secundaristas da rede pública de ensino e universitários.
Junto com a capital do estado, Magé se torna cidade pioneira a ampliar a política pública para os finais de semana e feriados. O projeto de autoria do vereador Leonardo Da Vila (SDD) prevê a ampliação para 76 passagens por mês para os estudantes, além de dispensar a obrigatoriedade do uso do uniforme escolar aos fins de semana. O texto segue para sanção do prefeito Nestor Vidal (PMDB), devendo ser sancionado nos próximos 30 dias.
“É importante ressaltar que esse é o resultado de muitas lutas, apesar de enfrentarmos tantas dificuldades dentro de um sistema que sempre ‘diz não’ aos nossos sonhos. Vamos continuar pela conquista de melhorias e condições para uma educação de qualidade, justa e igualitária”, diz o presidente da UMES, Lucas Carvalho.
O ato reuniu diretores da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-RJ) e outras entidades dos movimentos de juventude, que como a UBES, defendem o passe livre como direito básico a todo jovem brasileiro. “A conquista na Câmara Legislativa representa um grande passo, pois, além de garantir o acesso à educação, estaremos garantindo acesso à cultura, esporte e lazer”, afirmou o presidente da UEES-RJ, Luiz Felipe.
Avançar na ampliação do direito estudantil para todo estado aparece como um desafio permanente, segundo a fala do tesoureiro da UEES-RJ, Felippe Santana. “O passe livre é garantido por um decreto do governo do estado, porém não é aplicado em algumas cidades por falta de regulamentação, como é o caso de Guapimirim”, observa reafirmando a continuidade da movimentação dos estudantes em todo Rio de Janeiro.
Da Redação