Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Na terra de Sandino, UBES, UNE e ANPG falam de conquistas e desafios para educação
20 de agosto de 2014
Magé (RJ) aprova Passe Livre aos finais de semana e feriados
20 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Mês dos Estudantes movimenta município de Contagem (MG)

Estudantes tomam praça da cidade com atividades culturais

Conjuntamente ao mês de aniversário da cidade, o Mês do Estudante foi comemorado em Contagem na última quinta-feira (14/08) com mais de mil secundaristas ocupando a Praça das Jabuticabeiras, no Centro. O protagonismo estudantil marcou as atividades, entre elas apresentações de bandas de estudantes, danças, músicas, projetos científicos, slackline e oficinas.

O evento foi organizado em parceria entre a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Contagem e Betim, União Colegial dos Estudantes de Minas Gerais (UCMG), UBES e a Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC). Também se destacaram apresentações de 22 alunos bolsistas em iniciação científica da FUNEC e estudantes PRONATEC que fizeram uma mostra técnica de alguns de seus trabalhos.

Para Lucas Guedes, presidente da UMES-Contagem, o evento que relembra a data do 11 de agosto – Dia do Estudante, simboliza o poder de mobilização do movimento estudantil local. “Foi um grande passo, em comemoração a esta importante data ocupamos espaços públicos da cidade com lazer, cultura, arte e conhecimento”, diz.

MesDoEstudanteCONTAGEM (8)

Posse da UMES e campanha em defesa à FUNEC

Durante o evento também aconteceu a posse da nova diretoria da UMES-Contagem, que paralelamente à solenidade, lançou a campanha “FUNEC Hoje, FUNEC Amanhã, FUNEC Sempre!”. A movimentação tem como objetivo a defesa para que no mínimo, 2% da arrecadação anual da cidade seja investida para a FUNEC, a fim de garantir a manutenção de suas unidades escolares com oferta do ensino médio regular e cursos profissionalizantes em suas várias modalidades.

Entorno da pauta, a entidade estudantil tem em seu calendário a coleta de assinaturas que dará corpo a um abaixo-assinado com o objetivo de tornar a mobilização um projeto de lei de iniciativa popular. “Defendemos a FUNEC por ser uma fundação de ensino médio responsável por representar dois polos tecnológicos e ser a única em Minas Gerais a estabelecer parcerias nacionais com o PRONATEC, a CNPq e o FUNDEP”, finaliza Lucas.

O líder estudantil também afirmou que outras pautas serão encabeçadas pela nova diretoria, entre elas a garantia do cumprimento da lei da meia-entrada, o passe livre e a reformulação nas escolas públicas visando mais esporte, lazer, cultura e conhecimento dentro das instituições de ensino.

Da Redação