Estudantes tomam praça da cidade com atividades culturais
Conjuntamente ao mês de aniversário da cidade, o Mês do Estudante foi comemorado em Contagem na última quinta-feira (14/08) com mais de mil secundaristas ocupando a Praça das Jabuticabeiras, no Centro. O protagonismo estudantil marcou as atividades, entre elas apresentações de bandas de estudantes, danças, músicas, projetos científicos, slackline e oficinas.
O evento foi organizado em parceria entre a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Contagem e Betim, União Colegial dos Estudantes de Minas Gerais (UCMG), UBES e a Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC). Também se destacaram apresentações de 22 alunos bolsistas em iniciação científica da FUNEC e estudantes PRONATEC que fizeram uma mostra técnica de alguns de seus trabalhos.
Para Lucas Guedes, presidente da UMES-Contagem, o evento que relembra a data do 11 de agosto – Dia do Estudante, simboliza o poder de mobilização do movimento estudantil local. “Foi um grande passo, em comemoração a esta importante data ocupamos espaços públicos da cidade com lazer, cultura, arte e conhecimento”, diz.
Durante o evento também aconteceu a posse da nova diretoria da UMES-Contagem, que paralelamente à solenidade, lançou a campanha “FUNEC Hoje, FUNEC Amanhã, FUNEC Sempre!”. A movimentação tem como objetivo a defesa para que no mínimo, 2% da arrecadação anual da cidade seja investida para a FUNEC, a fim de garantir a manutenção de suas unidades escolares com oferta do ensino médio regular e cursos profissionalizantes em suas várias modalidades.
Entorno da pauta, a entidade estudantil tem em seu calendário a coleta de assinaturas que dará corpo a um abaixo-assinado com o objetivo de tornar a mobilização um projeto de lei de iniciativa popular. “Defendemos a FUNEC por ser uma fundação de ensino médio responsável por representar dois polos tecnológicos e ser a única em Minas Gerais a estabelecer parcerias nacionais com o PRONATEC, a CNPq e o FUNDEP”, finaliza Lucas.
O líder estudantil também afirmou que outras pautas serão encabeçadas pela nova diretoria, entre elas a garantia do cumprimento da lei da meia-entrada, o passe livre e a reformulação nas escolas públicas visando mais esporte, lazer, cultura e conhecimento dentro das instituições de ensino.
Da Redação