No segundo dia da Conferência Nacional de Educação (CONAE) que acontece em Brasília, até o dia 23 de novembro, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da participação social na construção das políticas públicas. Ao discursar, a presidenta defendeu o respeito ao direito de opinar, criticar e reivindicar, que, segundo ela, caracterizam a democracia em uma sociedade moderna e inclusiva.
“A educação é hoje a prioridade das prioridades, a número um. O nosso modelo de inclusão social é o duplo caminho para manutenção da redução das desigualdades. Sabemos que esse é um evento histórico para educação e para a democracia brasileira, onde todos estão reunidos para debater e esboçar os caminhos”.
Organizados em palavras de ordem, os estudantes frisaram a luta central pela reformulação do ensino médio. “A fala da presidenta mostra lucidez política. Esperamos que as palavras se tornem realidade e que o governo continue ampliando as escolas, mas com compromisso da democratização do acesso, da qualidade e da assistência estudantil”, disse Bárbara Melo.
A presidenta lembrou ainda que sancionou, neste ano, sem vetos, o Plano Nacional de Educação (PNE) – centro das discussões da CONAE. O Fórum Nacional de Educação, instância que planeja e organiza a conferência, registrou 11.488 propostas de emendas da sociedade ao documento-base. Desse conjunto, foram selecionadas seis mil, que serão debatidas no evento nacional.
Da Redação