Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Você, o ENEM e a Universidade
6 de janeiro de 2014
Entidades secundaristas contam quais serão as lutas em 2014
10 de janeiro de 2014
Mostrar todos os posts

No RJ, movimentos sociais se reúnem para 2º ato contra o aumento das passagens

Fórum formado por diversas frentes dos movimentos sociais do Rio de Janeiro definirá as pautas da mobilização      

Dando continuidade às manifestações que mobilizaram o país no último ano, acontece nessa quinta-feira (9/01) a Plenária do Fórum de Lutas no Rio de Janeiro. Tendo como eixo central a construção coletiva do 2º Grande Ato Contra o Aumento da Passagem no estado, o fórum terá início às 18 horas no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, na região Central, o objetivo é debater e deliberar as pautas dos movimentos sociais na construção de uma mobilização coletiva.

Entre os atores sociais que já somaram forças nas mobilizações em 2013, a juventude carioca também estará presente, entre eles a Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RJ), a União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEE-RJ) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

 No debate de mobilidade urbana, acesso à cidade e transporte de qualidade, o Rio de Janeiro e sua juventude são pioneiros na conquista desses direitos com momentos marcantes como a Revolta dos Bondes de 1956. Conforme relembra o presidente da AMES, João Neto, o estado deu início às manifestações pelo Passe Livre, onde também a primeira cidade do país conquistou a implantação da política pública. “Foi a AMES e os estudantes que colocaram bolinha de gude, gelo e mesa de ping pong nos trilhos dos bondes, surgindo a primeira manifestação pelo passe no Brasil. Desde que voltou a restrição ao benefício, temos ocupado as ruas em todas as jornadas de lutas”, relembra citando a forte repressão policial “que culminou no ato de 1 milhão”.

Historicamente mobilizados pela causa, o líder estudantil afirma que “o movimento demanda cada vez mais participação dos secundaristas, contando com a participação das principais escolas do Rio de Janeiro”, diz João que também irá ao Fórum nesta quinta-feira.

Veja os EIXOS PRINCIPAIS DO MOVIMENTO

1- Além da revogação do aumento das tarifas, reivindicamos melhorias na qualidade de todo sistema de transportes público, incluindo metrôs, trens, ônibus e barcas, através de sua reestatização e da implementação de plena gratuidade para os usuários. Lutamos contra a dupla função motorista-cobrador e contra a precarização das condições de trabalho no setor.

2- O movimento é contra qualquer projeto por parte do Governo do Estado de caráter privatizante tanto nas áreas de esporte (destacando-se o Complexo do Maracanã) quanto da saúde, educação, segurança, infraestrutura e obviamente do transporte público. Lutamos contra as remoções de famílias, das ocupações e da aldeia do maracanã. O movimento apoia a melhoria dos sistemas públicos através de uma exigência maior de verbas para saúde e educação.

3- Pela liberdade de todos os presos, injustamente, nas manifestações passadas (mantendo esse foco caso haja novas prisões nas manifestações) e anulação de todos os processos contra os manifestantes.

4- Somos contra qualquer arbitrariedade, abuso de poder, repressão ou qualquer forma de violência letal ou não letal aos manifestantes.

5- Lutaremos pela democratização dos meios de comunicação: sem censura (maior transparência) e imparcialidade das principais redes. Fim do monopólio de informação.

Serviço

O quê: Plenária do Fórum de Lutas no Rio de Janeiro
Quando: 09/01 (quinta-feira) | às 18 horas
Onde: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais|Largo de São Francisco de Paula
Saiba mais: Acesse o evento no Facebook