Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Juventude brasileira prepara calendário de lutas para 2014
18 de fevereiro de 2014
Deputados pretendem concluir votação do PNE nesse semestre
19 de fevereiro de 2014
Mostrar todos os posts

Professores e funcionários da rede de ensino técnico de SP iniciam greve nessa segunda (17)

Ato em Ourinhos

Atos de reivindicação acontecem em todo estado com estudantes, professores e funcionários

Professores e funcionários de 108 Escolas Técnicas (Etec’s) e 20 das Faculdades de Tecnologia (Fatec’s) do estado de São Paulo entraram em greve nessa segunda-feira (17/02). Os profissionais das instituições administradas pelo Centro Paula Souza iniciaram a paralisação por tempo indeterminado reivindicando a implantação de um plano de carreira discutido há dois anos, falta de funcionários e  professores.

No primeiro dia de greve os trabalhadores fizeram um ato em frente à Secretária Estadual da Gestão Pública de São Paulo organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps) e a participação de estudantes da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE Faetec). Os professores denunciam a falta de direitos como plano de saúde, vale transporte, plano de carreira que não evolui e  a necessidade de melhores condições de trabalho.

Ato na Capital

Atualmente, segundo informações do governo, existem 221 Etecs e 56 Fatecs que totalizam o ensino para 150 mil jovens em instituições de ensino tratadas como referências de qualidade em São Paulo, porém, estudantes e professores denunciam outra situação. “A melhor escola do estado não tem quadra, não tem cantina, tem apenas um laboratório para quase dois mil alunos, imagine as outras”, conta a estudante Júlia Tavares.

Plano de carreira para assegurar direitos

De acordo com a presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, após greves e negociações em 2013 o Governo do Estado ofereceu o novo plano de carreira, que foi aceito pelos trabalhadores. No entanto, a proposta não foi enviada à Assembleia Legislativa (Alesp) para votação.

“Nossos salários estão defasados há mais de cinco anos, uma perda salarial monstruosa que só será recuperada com o plano de carreira. O plano vem também para melhorar as condições de trabalho e reconhecer a graduação e titulação dos docentes e funcionários que trabalham no Centro Paula Souza”.

Presidente Prudente

Uma comissão formada por oito pessoas foi recebida pelo secretário estadual de desenvolvimento, Rodrigo Garcia, que afirmou o empenho do governo em entregar o plano de carreira dos trabalhadores até 28 de fevereiro na Assembleia Legislativa, onde deverá tramitar como projeto de lei. “Concluir este processo e enviar o projeto à Alesp é uma questão de vontade política. E a categoria sabe que, sem a greve, não vai acontecer nada”, ressalta a presidente da Sinteps.

Veja vídeo do ato na capital