Presidenta da UNE, Vic Barros, participa do livro com artigo sobre eleições e internet
A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas surgiu em junho de 2013 com o objetivo de reivindicar no Congresso o fim do financiamento privado de campanhas e a própria reforma política no país. O projeto foi encabeçado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e várias outras entidades que destacaram a proposta como um apoio às manifestações populares que tomaram as ruas de todo o país neste mesmo mês.
De lá pra cá, diversas mobilizações conquistaram a marca de 500 mil assinaturas – o projeto precisa de 1,5 milhão, segundo a lei, para pressionar o Congresso Nacional. No último dia 21 de outubro, durante a XXII Conferência Nacional dos Advogados da OAB, realizada no Rio de Janeiro, aconteceu o lançamento de mais uma ferramenta de luta dessa empreitada: o lançamento do livro intitulado “OAB e a Reforma Política Democrática’’. A publicação traz artigos assinados por nomes como Dalmo Dallari, Jose Antonio Moroni e a atual presidenta da UNE, Virginia Barros.
Para Virgínia, o lançamento é importante porque se torna mais um aliado na luta pela reforma. “A Reforma política é nossa arma de combate à corrupção. É fundamental debater esse assunto e, quanto mais ferramentas, melhor”, disse.
A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas conta com a ajuda de toda a sociedade para pressionar nossos governantes e impulsionar a reforma.
Para incentivar e alavancar ainda mais o projeto, a UNE promoverá na próxima sexta-feira (7/11) o sorteio de quatro exemplares da publicação recém-lançada pela OAB. Fique ligado nas redes da entidade e participe!
Redação UNE