Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Eleições 2014: Fique de olho! Propagandas eleitorais foram iniciadas
6 de agosto de 2014
Congresso da UMES Maringá (PR) neste sábado (9) comemora conquista da sede histórica
8 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Secundaristas realizam ato na Assembleia Legislativa do RS pelo cumprimento da lei dos royalties no estado

Na semana do ‘Dia do Estudante’, secundaristas pressionam parlamentares pela regulamentação estadual que destine os royalties do estado para educação 

Para comemorar a Semana do Estudante, a juventude do Rio Grande do Sul realiza na próxima terça-feira, 12 de agosto, ato na Assembleia Legislativa pelo cumprimento da lei que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação. Sancionado em 2013, o projeto já destina os repasses da exploração do petróleo para União, a pauta dos estudantes é pela aprovação dos parlamentares, para que esse também seja um compromisso do governo gaúcho.

Em mais um capítulo pela garantia de desenvolvimento do setor educacional, a diretora regional da UBES, Fabíola Loguercio, comenta a emergência do comprometimento dos parlamentares em garantir fontes de investimento para o setor. “Há 4 anos nós estávamos estudando em escolas de latão e com muita luta conseguimos mudar isso, mas ainda existe muita coisa a ser feita pela educação do nosso estado. Agora, nosso objetivo é lotar  a Assembleia e garantir as 33 aprovações necessárias”, afirma.

A votação foi aprovada em primeiro turno antes do recesso parlamentar. Para que o comprometimento seja firmado entre a maioria dos deputados, no último dia 5/08 os movimentos sociais deram início a novas mobilizações na Casa. Participaram a UBES, UNE, Grêmio Estudantil Geração Juvenil da Escola Pedro Pereira, União Estadual dos Estudantes Livre (UEE LIVRE), União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (UMESPA) e o Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (CPERS).

“Esse investimento proporcionará uma melhoria na infraestrutura das escolas e fornecerá aos nossos professores um salário de qualidade, além de um ambiente adequado para ensinar, beneficiando a todos os representantes de um ambiente escolar. É através de lutas como esta que faremos um Brasil melhor”, comenta Antonio Henrique Fonseca, presidente do Grêmio.

Dia dos Estudantes também é dia de luta

Em 11 de agosto é comemorado em todo o Brasil o Dia do Estudante. Em diversos estados brasileiros os secundaristas organizam atividades entorno do assunto que abrange desde as pautas educacionais às atividades de formação cultural, lazer e entretenimento para juventude.

Da Redação.